Segundo estado com mais pilotos na Stock Car, o Paraná não viu nenhum piloto que leva a bandeira paranaense se classificar entre os dez mais bem colocados que disputaram o título de 2009, que ficou com o carioca Cacá Bueno. Os problemas e a inconstância entre todos os nove pilotos que participaram da última temporada minaram as chances do estado rever um dos seus filhos campeão da principal categoria do automobilismo nacional.
O último paranaense a ser campeão da Stock foi David Muffato, em 2003. Antes dele, apenas Ângelo Giombelli, entre 1991 e 1993 (fazendo dupla com Ingo Hoffmann), colocou um piloto paranaense com a mão na taça da categoria. Para a temporada deste ano, que começa no dia 28 de março em Interlagos-SP, todos os pilotos da Stock que conversaram com a Gazeta do Povo revelaram planos audaciosos.
"Chega de ficar com saudades do que vivi em 2003, quero voltar a brigar por vitórias", garante David Muffato, que mudou de equipe justamente para tentar uma melhor sorte em 2010. Quem também quer brigar de fato pela conquista da temporada é Ricardo Zonta, dono da própria equipe, e que neste ano irá fazer todas as 12 etapas, algo que não conseguiu realizar nos últimos dois anos. "Vi que dá para disputar o título e darei prioridade à Stock", comenta Zonta.
Outros dois pilotos do estado também já estão com o futuro garantido na categoria e querem tentar o título. Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann (embora catarinense de nascimento, vive há anos no Paraná) serão companheiros de equipe na equipe de Rosinei Campos, o Meinha, um dos times mais respeitados da Stock Car. Ambos já correram no mesmo time há dois anos, mas na GT3 Brasil. "A sede da equipe é aqui em Curitiba, estarei lá quase que diariamente ajudando, e estou otimista que teremos bons resultados", diz Kaesemodel.
Para quem já sabe onde vai correr, o momento é de esperar pelas novidades da Stock 2010, como o novo motor de 530 cavalos, maior e mais leve, o combustível (etanol) e os novos pneus, mais moles e mais rápidos do que os atuais. Tudo para mostrar a preocupação ambiental dos organizadores e patrocinadores e aumentar ainda mais um campeonato que já apresenta um grande equilíbrio.
Já outros seis pilotos os irmãos Ricardo e Rodrigo Sperafico, Thiago e Tarso Marques, William Starostik e Júlio Campos (campeão da PickUp Racing) oscilam entre o otimismo e a incerteza quando o assunto é acertar com uma equipe e se garantir na principal categoria da Stock Car 2010, a Copa Nextel. Enquanto Thiago Marques e Júlio Campos se veem próximos de um acordo, os demais buscam patrocinadores e ainda não sabem se terão assento até março.
A reportagem tentou entrar em contato com Tarso Marques e Alceu Feldmann, mas não conseguiu contatar nenhum dos dois. Com os demais, o papo foi mais extenso e o internauta pode conferir a história de cada um dos paranaenses da Stock no respectivo link abaixo.
Ricardo Zonta vê qualidades e foca no projeto do título
David Muffato quer recomeço em nova temporada da Stock
Irmãos Sperafico vivem mesmo drama e sonham em parceria em 2010
William Starostik fala das dificuldades e descarta "descer degrau" na carreira
De eterna promessa, Lico Kaesemodel quer virar uma realidade junto aos tops
Com ano para ser esquecido, Thiago Marques espera por acordo e dias melhores
Campeão e promissor, Júlio Campos se vê perto de acordo para a Copa Nextel
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Deixe sua opinião