Atualizado em 20/05/2006, às 19h10
Não poderia ter sido melhor a reestréia do técnico Paulo Bonamigo no comando do Coritiba. Na vitória por 2 a 1 contra o São Raimundo, em Manaus, os dois gols do Alviverde foram marcados pelo lateral-esquerdo Ricardinho, que foi reintegrado ao grupo principal por Bonamigo.
Muito criticado nas últimas rodadas, Ricardinho foi o herói da partida contra o Tufão da Colina marcando dois gols e jogando bem. Com a vitória, o Coritiba sobe para 11 pontos e volta a figurar entre os quatro melhores da Série B.
O São Raimundo continua com 3 pontos, na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Ituano, líder da Série B. A partida será na terça-feira. O São Raimundo enfrenta o Brasiliense, em Manaus.
Como foi
Jogando com três zagueiros, com a entrada Índio ao lado de Henrique e Batatais, o Coritiba começou a partida exercendo forte marcação. No ataque Eanes entrou no lugar de Fábio Pinto. As mudanças deram resultado e o Coritiba quase marcou o primeiro gol, aos 10 minutos, com o próprio Eanes.
A equipe paranaense começou a partida de forma bastante equilibrada, mas arrematava pouco em gol. O São Raimundo, sem muita qualidade no ataque, também quase não arriscava contra a meta do goleiro Kleber.
Numa das poucas intervenções que teve que praticar, o arqueiro Alviverde caiu de mau jeito e ficou alguns minutos recebendo atendimento médico. No entanto, para o segundo tempo o arqueiro foi vetado e entrou o jovem Café no seu lugar.
O Coritiba dominava melhor os espaços do gramado e envolvia o Tufão da Colina. Em uma bela jogada de Eanes, o atacante tocou para Caio, este perdeu um gol incrível e desperdiçou uma grande chance para o Coritiba. No entanto, o Alviverde continuou pressionando e aos 47 minutos, o lateral-esquerdo Ricardinho marcou o primeiro gol do Coritiba.
Segundo tempo
A primeira etapa terminou com a vitória parcial do Coxa. No início do segundo tempo, a única mudança foi a saída de Kléber, contundido, para a entrada de Café. O São Raimundo voltou com a mesma formação. Mesmo sem grande alterações, o Coritiba voltou com o mesmo ímpeto para os últimos 45 minutos.
No entanto, o São Raimundo queria manter a invencibilidade de dois anos em casa e ficou mais presente no ataque, no segundo tempo. Contando com uma falha da defesa do Alviverde, o atacante Nando que havia terminado de entrar pegou o rebote e empatou a partida, aos 16 minutos.
Os jogadores do Coritiba sentiram o forte calor de Manaus e o desgaste ficou evidente na segunda etapa. O técnico Paulo Bonamigo alterou a equipe aos 30 minutos. Saíram Eanes e Caio para as entradas de Fábio Pinto e Anderson Gomes. Aos 37 minutos, Anderson Gomes pegou o rebote da cabeçada de Alberto na trave, mas chutou muito alto pela linha de fundo.
O São Raimundo ainda perdeu um gol incrível, aos 44 minutos, cara-a-cara com o goleiro Café. O lance assustou os jogadores do Coritiba que num contra-ataque mataram a partida e conseguiram a vitória.
Fábio Pinto deu um belo lançamento para Anderson Gomes. O atacante entrou com velocidade pela direita e rolou para o lateral-esquerdo Ricardinho, que de primeira marcou o segundo gol do Alviverde, aos 45 minutos.
O São Raimundo ainda tentou o empate, mas o resultado já estava decretado e o Tufão perde a invencibilidade de dois anos jogando no Vivaldão.
Técnico ressalta a vitória do Coxa
Veja a ficha técnica da partida
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano