A Stock Car divulgou nesta terça-feira (1.º) seu calendário para 2016. Prestes a ter sua venda formalizada, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, só aparece em uma das etapas do principal campeonato de automobilismo brasileiro. O circuito que homenageia o ex-piloto Raul Boesel vai receber a abertura da temporada, com a corrida em duplas, no dia 6 de março.
A data também deve marcar a despedida da categoria de um de seus recordistas de assiduidade. Apenas Interlagos, em São Paulo, já recebeu mais provas do que a pista paranaense. Ao todo, foram 53 corridas no AIC, três etapas somente nesta temporada – maio, agosto e setembro.
Como um dos sócios do autódromo, o empresário Jauneval de Oms, revelou à Gazeta do Povo que o mês junho era a data-limite para eventos automobilísticos no local, que vai se tornar um empreendimento misto imobiliário, comercial e residencial, a organização definiu que Londrina substituirá a corrida da capital. O Autódromo Ayrton Senna voltará a receber a Stock após três anos de ausência.
Outra novidade é a entrada do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), localizada a 170 quilômetros de Belo Horizonte, no calendário.
“Será uma temporada com algumas novidades, como a entrada de Curvelo e o retorno de Londrina. Vamos começar o campeonato mais uma vez com a Corrida de Duplas. A Vicar [organizadora] e as equipes entendem a importância dessa prova e a grande visibilidade que ela traz. Por isso conseguimos viabilizar a realização da corrida, que novamente será a abertura da temporada, dessa vez em Curitiba”, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, em comunicado à imprensa.
Além da Stock, o fim de semana de automobilismo também terá provas do Campeonato Brasileiro de Turismo, da Copa Petrobras de Marcas, da Fórmula 3 Brasil e da Mercedes-Benz Challenge.
Calendário 2016 da Stock Car
1.ª etapa - 06 de março: Curitiba (PR) – Corrida de Duplas
2.ª etapa - 10 de abril: Velopark (RS)
3.ª etapa - 22 de maio: Goiânia (GO)
4.ª etapa - 05 de junho: Santa Cruz do Sul (RS)
5.ª etapa - 26 de junho: Tarumã (RS)
6.ª etapa - 17 de julho: Cascavel (PR)
7.ª etapa - 11 de setembro: Interlagos (SP) – Corrida do Milhão
8.ª etapa - 25 de setembro: Londrina (PR)
9.ª etapa - 16 de outubro: Goiânia (GO)
10.ª etapa - 30 de outubro: Brasília (DF)/alternativo
11.ª etapa - 20 de novembro: Curvelo (MG)
12.ª etapa - 11 de dezembro: Interlagos (SP)