O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, 28 anos, não irá aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), em São Paulo.
Cielo será a grande ausência de equipe brasileira que terá o time principal no Pan canadense assim como no Mundial de Kazan, em agosto. Bruno Fratus, Thiago Pereira, Felipe França, Matheus Santana, Léo de Deus e Etiene Medeiros estão confirmados nos dois grandes eventos do ano e devem liderar o Brasil na busca de medalhas.
O Mundial de natação acontece de 2 a 9 de agosto. Já o Pan, de 10 a 26 de julho (a natação será entre 14 e 18).
A proximidade das datas poderia causar conflito nas agendas dos nadadores, mas apenas Cielo decidiu priorizar uma das duas competições. No último Mundial, em Barcelona-2013, Cielo ganhou as medalhas de ouro nos 50 m livre e 50 m borboleta. No Pan de Guadalajara-2011, ele conquistou quatro ouros.
A delegação brasileira terá 34 nadadores em Toronto (nove mulheres e 16 homens) e 25 em Kazan (16 mulheres e 18 homens). Da viagem do Canadá para a Rússia, a equipe nacional fará um período de treinos (aclimatação) em Rio Maior, em Portugal.
Deixe sua opinião