• Carregando...
Duda passou para a final com o 11.º resultado dos 12 finalistas | Reuters
Duda passou para a final com o 11.º resultado dos 12 finalistas| Foto: Reuters

O Mundial de Atletismo, em Moscou, chega hoje ao seu sétimo dia de competições. Até esta quinta foram disputadas 26 finais e distribuídas 78 medalhas para 34 países. Nenhuma delas foi colocada sobre o peito de um atleta brasileiro. A principal esperança de que o Brasil saia do zero no quadro de medalhas entra na pista do Estádio Luzhniki às 12h30 (de Brasília). Mauro Vinícius da Silva, o Duda, é apontado como um dos favoritos ao pódio do salto em distância. A avaliação é feita por quem dirige o atletismo nacional, mas também pela crítica especializada.

"O Duda mostrou consistência durante o ano", avaliou Ricardo D’Angelo, técnico chefe da equipe brasileira, lembrando que o atleta esteve sempre saltando acima de 8 metros, batendo o seu recorde pessoal no Troféu Brasil, em junho, com 8,31 m. "Além disso, ele sabe que perdeu uma oportunidade única em Londres, no ano passado".

"Eu concordo", disse Duda sobre a opinião do técnico. O saltador entrou para a final olímpica com a melhor marca dentre os 12 classificados. Mas, na briga por medalha, ficou apenas em sétimo lugar. "Eu evito ficar falando, mas estava muito bem em Londres. Só que não dá para pensar em pódio quando você queima quatro dos seis saltos".

Por isso, Duda mudou de estratégia. Em vez de tentar resolver a sua prova logo no primeiro salto, pretende construir o resultado aos poucos. Foi assim já na qualificação em Moscou, em que passou para a decisão com o 11.º resultado dos 12 finalistas.

Duda disse que se sentiu bem na pista azul de Moscou. Afirmou que a velocidade o beneficia, mas tem consciência de que precisará repetir os bons resultados da temporada. "Não adianta se sentir bem e não fazer um salto grande".

O Brasil também estará na final dos 4x400 m, mas sem chances de pódio. A classificação do quarteto formado por Anderson Henriques, Wagner Cardoso, Hugo Sousa e Pedro Burmann foi com o sexto melhor tempo (3min01s09). A prova decisiva está prevista para as 14h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]