O espanhol Rafael Nadal deu novo passo nesta quinta-feira (18) em sua trilha para conquistar o nono título consecutivo do Masters 1.000 de Montecarlo. O atual octocampeão avançou às quartas de final ao vencer o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.
Nadal teve mais dificuldades do que na estreia no dia anterior, quando bateu o australiano Marinko Matosevic por 6/1 e 6/2, mas confirmou o favoritismo diante do alemão, responsável pela eliminação do brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada no Principado de Mônaco.
O atual quinto colocado do ranking mundial precisou de uma hora e 20 minutos para despachar Kohlschreiber. Com isso, se credenciou para enfrentar na próxima fase o búlgaro Grigor Dimitrov, que superou o alemão Florian Mayer por 2 sets a 0, também com parciais de 6/2 e 6/4.
Para seguir sua caminhada rumo a mais um troféu no saibro de Montecarlo, Nadal aproveitou três de sete chances de quebrar o saque de Kohlschreiber e foi absoluto quando sacou, pois não cedeu nenhum break point ao alemão e ganhou 88% dos pontos disputados quando encaixou o primeiro serviço.
Berdych fora
Se Nadal avançou com tranquilidade às quartas de final, Tomas Berdych acabou surpreendido pelo italiano Fabio Fognini nesta quinta-feira e deu adeus ao torneio. Quarto cabeça de chave, o tcheco caiu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
Com a surpreendente vitória sobre o sexto colocado do ranking mundial, Fognini se garantiu nas quartas, fase na qual medirá forças contra o ganhador do duelo entre o francês Richard Gasquet e o croata Marin Cilic, também programado para acontecer nesta quinta.
O francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto cabeça de chave, justificou com autoridade o favoritismo para ir às quartas de final. O oitavo tenista do ranking mundial arrasou o austríaco Jurgen Melzer com parciais de 6/3 e 6/0.
O próximo rival de Tsonga também será conhecido nesta quinta-feira e sairá do duelo entre o escocês Andy Murray e o suíço Stanislas Wawrinka.
Duplas
O brasileiro Bruno Soares foi eliminado do torneio de duplas do Masters 1.000 de Montecarlo. Ele e o austríaco Alexander Peya foram derrotados pela parceria formada pelo francês Julien Benneteau e o sérvio Nenad Zimonjic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/4.
Com a vitória, Benneteau e Zimonjic foram às quartas de final e terão pela frente nesta sexta-feira os vencedores da partida entre a dupla formada pelos britânicos Colin Fleming e Jonathan Marray e a parceria firmada entre o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura