Os dois primeiros jogos desta segunda-feira (4) na chave feminina de simples de Roland Garros contaram com o avanço da russa Maria Sharapova às quartas de final e a surpreendente eliminação da chinesa Na Li, atual campeã do Grand Slam francês. A primeira delas sofreu mais do que imaginava, mas venceu a tcheca Klara Zakopalova por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5/7) e 6/2. Já a tenista asiática caiu de virada diante da casaque Yaroslava Shvedova, que ganhou com 3/6, 6/2 e 6/0.
Vice-líder do ranking mundial, Sharapova vinha de triunfos arrasadores até o confronto diante de Zakopalova, mas agora precisou se esforçar um pouco mais para avançar à próxima fase, na qual terá pela frente a ganhadora do confronto entre a estoniana Kaia Kanepi e a holandesa Arantxa Rus, também programado para esta segunda.
Já Na Li parecia que encaminharia o seu triunfo de forma tranquila ao ganhar o primeiro set por 6/3, mas passou a exibir brusca queda de rendimento a partir da segunda parcial e depois ainda amargou um humilhante "pneu" (6/0) na terceira, dando adeus de forma melancólica para quem ostentava a condição de atual campeã em Paris.
Com o expressivo triunfo sobre a sétima cabeça de chave na capital francesa, Shvedova enfrentará nas quartas de final a ganhadora do duelo entre a checa Petra Kvitova, tenista número 4 do mundo, e a norte-americana Varvara Lepchenko, que também faz parte da programação desta segunda.
O jogo entre Sharapova e Zakopalova foi uma verdadeira maratona para as duas tenistas, pois durou nada menos do que três horas e 11 minutos, sendo que protagonizou um festival de quebras de saque. A russa aproveitou nada menos do que 12 de 31 break points, enquanto a checa foi feliz em nove de 17 chances de ganhar games do serviço de sua adversária.
O jogo se arrastou por um longo tempo também por causa do grande número de erros das duas tenistas. Foram 53 não-forçados de Sharapova, contra 48 de Zakopalova, mas a russa fez valer o seu favoritismo no set final, quando aproveitou três de seis chances de quebrar o saque da rival.
Já Na Li, depois de sequer ter o seu saque ameaçado no primeiro set do duelo diante de Shvedova, começou a cair de forma vertiginosa no segundo, quando cedeu dez break points e viu sua rival converter quatro para fazer 6/2. E, na derradeira parcial, além não aproveitar nenhuma das quatro oportunidades de quebra, a chinesa foi superada com o serviço na mão por três vezes consecutivas e amargou o 6/0 que a eliminou.