Sabatinas
Os candidatos a prefeito de Curitiba concederam entrevistas aos jornalistas da Gazeta do Povo. Os concorrentes falaram sobre suas principais propostas e sobre temas importantes das campanhas.
Alzimara Bacellar (PPL)
Candidata pelo novato PPL promete a construção de 125 creches
Avanílson Araújo (PSTU)
Curitiba poderá ter tarifas de ônibus e do metrô a R$ 1
Bruno Meirinho (PSol)
Candidato quer plebiscito para decidir sobre a Copa em Curitiba
Gustavo Fruet (PDT)
"Não mudei. Não me aliei com mensaleiro"
Luciano Ducci (PSB)
Quando se fala em inovação, não dá para dizer que está tudo parado
Rafael Greca (PMDB)
"Vou lavar, varrer, deixar tudo limpo"
Ratinho Junior (PSC)
"Não posso abrir mão do meu pai"
***Carlos Moraes também foi entrevistado. À época, ele ainda estava recorrendo para ser candidato a prefeito. O TSE decidiu, em 19 de setembro, pela impugnação do registro de candidatura. Carlos Moraes (PRTB) - Polícia Municipal, creche 24h e "aerotrem"
- Metrô deve ser serviço público, afirma Bruno Meirinho
- "Projeto do metrô é consistente e vai atender à demanda", diz Ducci
- Prazo para tirar segunda via do título de eleitor termina dia 27
- Fruet critica Ratinho Jr. e Ducci e pede para "ser comparado"
- Com bom humor, Greca critica obras para a Copa
- TSE orienta eleitores a levar "cola" na hora de votar
- Eleitor pode saber qual é o local de votação no site do TRE-PR
O candidato a prefeito de Curitiba Ratinho Junior (PSC) prometeu colocar em circulação um veículo que terá capacidade para transportar até 800 pessoas. Segundo o concorrente do PSC, o VLP (veículo leve sobre pneus) é modular, irá circular pelas caneletas do ônibus biarticulados e poderá entrar em funcionamento em até dois anos.
Segundo ele, o custo do VLP será de R$ 1,5 bilhão e poderá ser implantado por meio de uma parceria público-privado (PPP). Ele não respondeu qual será o preço da tarifa; disse apenas que será um "preço justo".
Ratinho Junior também disse que é favorável ao metrô. Mas esse modal pode demorar até 10 anos, de acordo com o candidato, para ficar pronto, e a capital precisa de uma alternativa rápida para o transporte coletivo.
Outras propostas
O candidato também tratou de saúde e das creches. Se eleito, Ratinho Junior afirmou que irá zerar a fila das creches e ampliar o horário de atendimento até as 19 horas. Na área de saúde, as propostas foram a contratação de médicos e inclusão de um benefício nos salários desses profissionais por meritocracia (de acordo com a qualidade e a quantidade de atendimentos).
Ele prometeu ainda melhor a acessibilidade das calçadas da cidade, revitalizar a iluminação pública, ampliar o número de câmeras de segurança e implantar módulos da Guarda Municipal nos bairros.
Entrevistas
Ratinho Junior foi o quinto candidato a ser entrevistado pelo tejornal. Antes dele, Rafael Greca (PMDB), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) e Bruno Meirinho (PSol) falaram à RPCTV na quinta-feira (20), na quarta-feira (19), na terça-feira (18) e segunda-feira (17), respectivamente.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Deixe sua opinião