No Campeonato Brasileiro "particular" criado por René Simões, o Coritiba é líder com duas vitórias e 100% do aproveitamento. Considerando apenas os dois jogos após a eliminação do time na semifinal da Copa do Brasil (nesse pacote o técnico incluiu também a derrota para o Corinthians, ocorrida três dias depois, com os jogadores ainda sob os efeitos da desclassificação), o alviverde comemorou sua 2ª vitória consecutiva neste sábado, ao bater o Náutico, no estádio dos Aflitos, por 1 a 0.
O treinador exaltou o empenho que o time vem tendo após o final de sua participação na Copa do Brasil. "Isso (a maneira com que os jogadores estão treinando) da satisfação. O empenho deles é muito grande. Eles não fazem pela metade, mas sim por inteiro. Isso é muito bom pra um time que na minha concepção começou o campeonato há trabalhar há duas semanas. Com a vitória sobre o Náutico, recuperamos uma das derrotas que tivemos em casa", explicou.
Para René, o passado não tem mais importância neste momento e o Coritiba irá olhar só para frente. "Temos que trabalhar muito. A vitória foi ótima para dar uma refrigerada na nossa situação na temporada. Agora temos que olhar para frente e pensar como time grande que o Coritiba é. Temos que ver quem esta na nossa frente na tabela e persegui-los", disse, em entrevista coletiva publicada no site do clube.
Para explicar e justificar a melhora do time nas duas últimas rodadas, o treinador citou os dias a mais de treinos que o grupo "ganhou" com a eliminação. Antes jogava quarta e domingo, mas agora tem todo o meio de semana para trabalhar jogadas e aprimorar a parte física.
É justamente aí que está a explicação para a melhora do Coritiba. "O ciclo de aprendizado acontece de três formas: ouvir, ver e experimentar. Antes estávamos só falando e eles ouvindo. Agora eles ouvem, veem o que estão fazendo nos treinos e experimentam. Um time tem mesmo é que treinar. Formamos agora um conceito básico. Depois disso consolidado, vai se destacar a qualidade e criatividade dos jogadores".
Na próxima rodada, fora de casa, o Coritiba encara mais uma vez o Internacional, justamente o time que o eliminou da Copa do Brasil. Contando com as voltas de Ariel e Felipe (que estavam suspensos), René afirma que a vitória pode voltar a acontecer. "Quero o inter. Quero provar mais uma vez que podemos ganhar deles", concluiu.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Meta responde à AGU sobre mudanças na política de moderação de conteúdo