Rosilete perde por pontos na argentina| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

A pugilista paranaense Rosilete Santos foi derrotada por pontos na disputa do título mundial dos Supermoscas feminino, pela Associação Mundial de Boxe (AMB), em combate realizado em Córdoba (Argentina), na madrugada de sábado (18). Depois de dez assaltos de dois minutos cada, os três juízes deram a vitória para a atleta local, a argentina Carolina Marcela Gutiérrez. "Foi a luta mais longa que disputei, muito equilibrada. Não é à toa que a Carolina é a primeira no ranking mundial", diz Rosilete. Após a derrota, a brasileira, que ocupava a 5ª colocação no ranking, caiu para o 6º lugar.

CARREGANDO :)

"Lá na Argentina o boxe é muito forte. A Rosilete foi tratada como uma estrela", orgulha-se o marido e treinador, o ex-pugilista Macaris do Livramento.

Segundo ele, um público de cerca de 13 mil pessoas lotou o centro poliesportivo Carlos Cerutti, palco da disputa. "A expectativa era muito grande. Não estava preparada para a derrota", lamenta a atleta brasileira.

Publicidade

Atual campeã mundial peso galo, pela Comissão Mundial de Boxe (CMB, Rosilete teve de perder 5 kg em 20 dias para competir na supermosca, pela AMB, a mais antiga e uma das três mais importantes confederações internacionais do esporte. Ela conta que a preparação foi muito desgastante. "Você acaba se concentrando mais em perder peso do que em treinar. É uma categoria muito difícil." A redução de peso é um obstáculo para qualquer boxeador, já que provoca perda de força muscular.

Apesar de ainda estar bastante abalda pela derrota, Rosilete já começa a pensar nas próximas disputas. Nos próximos meses, fará uma luta amistosa na sua terra natal, Castro, para recompor seu posicionamento no ranking mundial. Em março, segundo Macaris, a atleta vai voltar a defender o título mundial pela CMB.