Poderia ter sido mais. Mas a vitória por 1 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, neste domingo, no Pacaembu, foi suficiente para levar o time de volta ao G-4 do Campeonato Paulista. O resultado fez a equipe santista ir a 16 pontos, assumindo a quarta colocação. Agora, o Santos está quatro pontos atrás do terceiro colocado São Paulo, cinco atrás do vice-líder Corinthians, e tem seis a menos que o Palmeiras, que está na ponta da tabela.

CARREGANDO :)

Com o terceiro uniforme azul e bom público no Pacaembu, o Santos apresentou um bom futebol e poderia ter saído de campo com uma vitória mais elástica. Já o Botafogo mostrou porque é apenas o 18.º colocado do Paulistão, com cinco pontos, e mostrou disposição apenas no início do jogo para evitar a derrota. No fim, o gol de falta de Fabão acabou por definir o resultado do confronto, que marcou os retornos do goleiro Fábio Costa e do zagueiro Fabiano Eller ao Santos.

Pela décima rodada do Paulistão, o Santos volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Bragantino, em Bragança Paulista. O Botafogo tentará a recuperação ainda na quarta, diante Barueri em Ribeirão Preto.

Publicidade

O jogo

O Santos deve ter se surpreendido no começo da partida no Pacaembu, encontrando um Botafogo disposto a atacar e equilibrar o confronto. Com as duas equipes brigando bastante pela bola, aconteceram algumas jogadas mais ríspidas, em que o árbitro preferiu usar a conversa para tentar acalmar os ânimos.

Aos sete minutos, o Botafogo teve falta na lateral da área santista e perdeu grande oportunidade de marcar. Calisto rolou para Adriano, que apareceu livre, quase na marca do pênalti. Mas o jogador botafoguense furou na hora do chute e a bola sobrou para Paulo Santos, que arrematou para fora.

Depois desse lance, o Santos já começou a se impor na partida e chegou a sufocar para tentar inaugurar o marcador. Com 13 minutos, Robson limpou a marcação, mas chutou nas mãos do goleiro Paulo Musse. Já aos 23, foi a vez do zagueiro Fabão cobrar falta de longe e fazer a bola passar perto da meta do Botafogo.

Mesmo melhor em campo, a equipe santista tinha dificuldade para entrar na área adversária trocando passes. Desta maneira, os chutes de longe se multiplicavam, e Madson também tentou o seu, aos 42, defendido por Paulo Musse. Antes disso, porém, o Santos conseguiu se aproximar do gol e Léo chutou do bico da pequena área, aos 39. Fernando, porém, estava bem colocado e afastou o perigo para o time botafoguense.

Publicidade

Para a etapa final, o técnico Vagner Mancini decidiu fazer uma alteração. O equatoriano Bolaños, que vinha mal na partida, deixou o campo para a entrada do colombiano Molina. Apesar da alteração, o que fez a diferença para o Santos no início do segundo tempo foi mesmo a atitude para atacar e buscar o resultado.

Depois de tanto insistir, o gol santista acabou saindo em uma falta cobrada por Fabão. O zagueiro arrematou com força, de longe, e o chute saiu rasteiro. Kléber Pereira, que estava na área, ainda fez menção de tentar o domínio, e acabou contribuindo para enganar o goleiro Paulo Musse, que chegou atrasado e não conseguiu fazer a defesa.

O gol deixou a partida como o Santos queria. A equipe de Vagner Mancini seguiu com maior posse de bola e esperava o melhor momento para ampliar a vantagem. O Botafogo, por sua vez, não ameaçava nem mais nos contra-ataques, e se limitava e evitar novos gols sofridos.

A situação ficou ainda mais favorável para o Santos quando o zagueiro Everton Luis foi expulso, ainda aos 16 minutos. O jogador do Botafogo tentou marcar um gol com a mão e foi punido com o segundo cartão amarelo. Com um a menos, havia pouco a ser feito pelo time do interior para evitar a derrota no Pacaembu.

Se o Santos podia ter ampliado aos 20 minutos, em cabeçada de Molina que o goleiro Paulo Musse agarrou em cima da linha, o Botafogo também teve a oportunidade do empate no último lance da partida. O goleiro Fábio Costa falhou feio e deixou a bola livre para Branquinho. O jogador do Botafogo desviou de cabeça para o gol, mas Germano tirou também de cabeça e salvou o Santos.

Publicidade

O único aspecto negativo do jogo no Pacaembu foi a expulsão do lateral-esquerdo Léo. O jogador do Santos discutiu com Augusto Recife, do Botafogo, e ambos foram expulsos. Assim, Léo desfalca o time na partida da próxima quinta-feira, contra o Bragantino, fora de casa.