O São Paulo goleou o Santos por 4 a 1, neste domingo (4), em Mogi Mirim, pela última rodada do Brasileirão. Diante de um adversário enfraquecido por poupar os titulares para o Mundial, o time são-paulino fez sua parte e ganhou o jogo, mas não conseguiu a vaga na Libertadores de 2012 porque o Inter venceu o Grêmio e terminou um ponto na frente - 60 a 59.
Para conseguir a vaga na Libertadores, o São Paulo precisava de uma grande combinação de resultados na última rodada do Brasileirão. E quase conseguiu. Primeiro, fez sua parte ao ganhar do Santos. Ainda contou com os tropeços de Coritiba e Figueirense, que estavam na sua frente. Mas não teve a mesma sorte com o Inter, que foi o último classificado para a competição continental.
O Santos não estava muito preocupado com a despedida do Brasileirão, pois embarca nesta segunda-feira para a disputa do Mundial no Japão. Assim, poupou quase todos seus titulares - a exceção foi o meia Elano, que precisa recuperar ritmo de jogo após recente contusão. E, com a goleada no clássico, terminou o campeonato com 53 pontos, na 10.ª colocação.
O jogo começou com pressão do São Paulo, em lances que contaram com a participação direta de Luis Fabiano. Aos sete minutos, ele recebeu na área e chutou para defesa firme do goleiro Vladimir. No minuto seguinte, o atacante girou sobre a marcação e bateu, mas o chute saiu prensado e novamente Vladimir não deu nem rebote.
Assim, na base da pressão, o São Paulo logo abriu o placar. Aos 12 minutos, Fernandinho levantou a bola na área e Luis Fabiano cabeceou para abrir o placar: 1 a 0. Aos 26, quase saiu o segundo quando Denilson deixou Jean sozinho dentro da área. O lateral chutou, mas a bola bateu no travessão santista.
O segundo gol do São Paulo veio aos 33 minutos. Cícero chutou forte de pena esquerda, de fora da área, e a bola entrou no ângulo direito de Vladimir, fazendo um golaço. Cinco minutos depois, Lucas recebeu fora da área, driblou o marcador e bateu de direita à meia altura do lado direito de Vladimir: 3 a 0.
O Santos fez seu gol de honra aos 16 minutos da etapa complementar. Em falta da entrada da área, Elano bateu no meio e a bola entrou. Aos 35, porém, o São Paulo ampliou, de novo com Luis Fabiano. O atacante encarou a marcação e chutou cruzado. A bola saiu sem força, mas o goleiro Vladimir aceitou, finalizando o placar de 4 a 1.
- Atlético vence clássico, cai, mas tira classificação do Coxa à Libertadores
- Corinthians é pentacampeão com empate em clássico quente
- Goleada no clássico com o Galo garante Cruzeiro na Série A
- Vasco leva gol do Flamengo no contra-ataque e facilita o título do Corinthians
- Pênalti cobrado por D'Alessandro leva o Internacional à Libertadores em 2012
- Atlético-GO goleia o rebaixado América-MG e vai à Sul-Americana
- Ceará é rebaixado com derrota na Bahia e vê torcida causar confusão
- Em jogo duro, Figueirense e Avaí empatam em Florianópolis
- Fluminense empata com o Botafogo, mas Fred fica na vice-artilharia
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”