Na década de 20 um fato marcou a história coxa-branca. No dia 15 de agosto de 1921, o Coritiba enfrentou uma seleção Paulista de jogadores. A vitória da seleção paulista era considerada óbvia. Contudo, em um jogo muito disputado, o Coritiba venceu o jogo por 1x0, com gol de Fruet . Pela vitória, o Coritiba recebeu o troféu "Gloire Aux Sports".

CARREGANDO :)

Cinco anos depois, em 1926, o Coritiba voltou a campo dessa vez para enfrentar a seleção do Rio Grande do Sul. No dia do jogo, uma forte chuva obrigou a organização a transferir o jogo para o dia 15 de agosto daquele ano. O Coritiba venceu, desta vez, pelo placar de 3x1 e foi premiado com a taça "Moreira Garcez".

Desde então, o dia 15 de agosto é considerado o "Dia do Atleta Coritibano".

Publicidade

Daquele tempo em diante as famílias se reuniam no clube para comemorar o dia. Muita festa e confraternização entre os amantes das cores verde e branco. Com o passar do tempo a tradição ficou esquecida, mas os saudosistas guardam o dia na memória.

Torcida

A torcida do Coritiba deu mais um show nas arquibancadas do estádio Couto Pereira no jogo deste sábado, quando o alviverde empatou em 2 a 2 contra o São Caetano, na estréia do atacante Renaldo. Mais de 27 mil torcedores estiveram presentes e ajudaram a melhorar a média de público do Coritiba no brasileirão. De acordo com o último levantamento feito pela CBF (11/08) o Coxa é o time que tem a 3ª melhor média do campeonato com 22.733 pessoas/jogo. É também o 3º time que mais levou torcida aos estádios com 181.867 torcedores.

Time

Contudo, a mesma torcida que aplaude, vaia. E a principal vítima do jogo de sábado foi o meia Capixaba. Jogando abaixo da crítica nos últimos jogos, a torcida não poupou, e apupou o jogador coxa-branca.

Publicidade

Por coincidência, o jogador vai ficar de fora da próxima partida contra o Internacional, já que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o São Caetano. Quem também fica de fora por suspensão automática é o zagueiro Flávio. Depois de ter ficado de fora por um mês devido a uma contusão, o zagueiro deve dar lugar ao jogador Alexandre Luz.

O Coritiba volta aos trabalhos nesta terça-feira, no CT da Graciosa.

Cambistas presos

O Coritiba contou com a ajuda das polícias Militar e Civil, para promover uma ação contra os cambistas que trabalham em dias de jogos. Atendendo aos apelos dos torcedores, os mais prejudicados pela prática, a ação prendeu várias pessoas.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda foram vistas vendendo ingressos de forma "alternativa". A diretoria pede a colaboração dos torcedores para que hajam mais denúncias. Novas ações como estas, ocorridas no último sábado, deverão voltar a acontecer nos próximos jogos do Coritiba.

Publicidade