O favoritismo transformou-se em decepção para o Brasil no Pan de Guadalajara, na segunda-feira (24). Mesmo com um ouro, três pratas e três bronzes conquistados, o que marcou a participação da delegação brasileira na segunda-feira foi a frustração em quatro modalidade em que o país era favorito: derrotas nas finais do salto com vara, no atletismo, com Fabiana Murer, e no handebol masculino, e as desclassificaões do basquete feminino à decisão, que disputa o bronze nesta terça, e da equipe de ginástica olímpica, que fecha a competição na quinta colocação.
O primeiro revés inesperado veio no basquete feminino, amplo favorito ao título, mas que foi eliminado nas semifinais por Porto Rico. O handebol masculino, até então bicampeão Pan-Americano, não só perdeu a hegemonia no torneio ao ser derrotado na final pela Argentina como não conseguiu a classificação direta para a Olímpiada de Londres 2012 - vai ter de disputar o pré-olímpico munidal.
Surpresas indesejadas
Duas medalhas de prata tiveram gosto amargo para o Brasil nesta segunda. O handebol masculino e Fabiana Murer, no atletismo, deixaram o ouro escapar na disputa da final em suas respectivas modalidades.
Atual campeã mundial, Murer não conseguiu superar a cubana Yarisley Silva na final do salto com vara. A disputa entre as duas atletas foi muito equilibrada. Mas, por cinco centímetros, a brasileira teve de se contentar com a prata.
Fabiana superou os 4,70m. Enquanto isso, Yarisley realizou uma prova impecável. A rival de Murer fez seis saltos, não errou nenhum e chegou aos 4,75m, suficiente para o ouro. "Achei que 4,70m era suficiente. Ela [cubana] fez o melhor salto da vida dela", disse após a prova. Completou o pódio a norte-americana Rebecca Holliday, no terceiro lugar. A outra brasileira na prova, Karla Silva, terminou em quarto lugar.
A outra prata no atletismo veio com Cruz Nonato, de 37 anos. Com apenas sete anos de treinos na corrida , a fundista de 37 anos conquistou a segunda colocação na prova dos 10 mil metros, com o tempo de 34min22s44. A vitória ficou com a mexicana Marisol Guadalupe Romero. O bronze foi da colombiana Yolanda Beatriz Caballero.
No handebol masculino, acabou o domínio brasileiro em Pan-Americanos. Campeão das duas últimas edições, o time brasileiro foi superado pela Argentina por 26 a 23 na final em Guadalajara, em noite de grande atuação do goleiro Schulz.
Além de perder o ouro, os brasileiros ainda deixaram escapar a vaga direta para as Olimpíadas de Londres, em 2012. A seleção terá uma nova chance de garantir vaga nos Jogos na disputa do pré-olímpico mundial, no próximo ano.
Quem fez pior foi o basquete feminino. Campeão do Pré-Olímpico, o time comandado por Ênio Vecchi, foi surpreendido pela fraca equipe de Porto Rico e, agora, terá de disputar o bronze com a Colômbia nesta terça. Em uma atuação apagada, a seleção foi derrotada por 69 a 68. O Brasil teve uma execelente chance para ganhar o jogo no último quarto. Faltando apenas 1,4 segundo para o final, Damiris ficou livre para arremessar, mas errou a cesta. Porto Rico disputa o ouro, nesta também terça-feira (25), com o México.
A equipe brasileira feminina da ginástica artística não conseguiu nem chegar ao pódio na disputa por equipes, quebrando uma sequência de medalhas que vinha desde o Pan de Winnipeg, em 1999, no Canadá. O time acabou apenas com o quinto lugar. O ouro foi para os EUA a prata para o Canadá e as mexicanas faturaram o bronze. A veterana Daiane dos Santos, principal nome da equipe, foi mal em suas apresentações e também está fora das finais individuais por aparelho.
Daniele Hypolito, outra veterana da ginástica, desabafou. "Peço desculpas pelas falhas, mas tenho que entender que há uma semana estava disputando o Mundial no Japão. Trocamos fuso horário, trocamos aparelhagem. Já tenho 27 anos, não é fácil. Não sou perfeita, gostaria de ser".
Superação e ouro solitário
O Brasil subiu apenas uma vez no lugar mais alto do pódio na segunda. Foi com o patinador Marcel Stürmer. A conquista recompensa o esforço do gaúcho que, pouco antes de embarcar para o México, foi roubado e perdeu todo seu equipamento. Ele teve de competir com patins fornecidos por seu patrocinador e figurino improvisado, cedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Esta é a terceira medalha dourada conquistada pelo gaúcho em Pan-Americanos.
Na disputa da patinação feminina, Talitha Haasconquistou a medalha de bronze. A brasileira, de apenas 16 anos, garantiu a terceira colocação com 484,60 pontos.
Bronzes garantidos
Além da jovem Talitha, outros dois bronzes foram conquistados. Ronald Julião ficou na terceira colocação na prova do lançamento de disco, há apenas um centímetro da medalha de prata. Nos 5 mil metros, Joilson da Silvafaturou o bronze depois de terminar a prova em 14min16s11 . O ouro ficou com o mexicano Juan Luis Barrios.
O boxe brasileiro também já garantiu na segunda-feira, pelo menos, mais três bronzes aos três já conquistados. Julião Neto (mosca), Robson Conceição (leve) e Myke Carvalho (meio-médio) venceram suas lutas na segunda e garantiram o bronze, em caso de derrota na semifinal. Se vencerem mais uma vez, vão disputar o ouro.
Já haviam se garantido, um dia antes, Everton Lopes e Robenilson de Jesus. Roseli Feitosa vai estrear no Pan na terça-feira já com uma medalha, uma vez que, campeã mundial, ela folga na primeira rodada e faz sua estreia na semifinal.
Estreia tranquila
A seleção brasileira masculina de vôleinão encontrou dificuldades para vencer o Canadá na estreia no Pan de Guadalajara. O time fechou a partida em 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-13 e 25-13.
No México, a equipe do Brasil não conta com as principais estrelas - como Giba, Escadinha e Murilo - que conquistaram em setembro o Sul-Americano. Eles estão sendo poupados para a disputa da Copa do Mundo do Japão, em novembro, que dará três vagas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.
- Derrota para Argentina custa o ouro e a vaga olímpica
- Brasil fica fora do pódio por equipes na ginástica
- Patinador leva o ouro após ter equipamento roubado
- Fabiana Murer perde o ouro em disputa acirrada
- Brasileira de 16 anos fica com o bronze na patinação
- Sem estrelas, Brasil estreia com vitória fácil sobre o Canadá
- Ronald Julião leva o bronze no arremesso de disco
- Joilson da Silva conquista bronze na prova dos 5 mil metros
- Novata no atletismo aos 37 anos, Cruz Nonato leva prata nos 10 mil metros
- Derrota para Porto Rico deixa Brasil fora da final