Como acontece anualmente em todo o país, será aberta neste domingo mais uma Semana Nacional do Trânsito. O tema para 2005 é "No trânsito somos todos pedestres". Até o dia 25 de setembro, prefeituras, escolas, empresas, entre outros, realizarão eventos referentes ao tema, como palestras, blitzes nas ruas das cidades e nas estradas, apresentações artísticas, exposições, fóruns, concursos, e etc. Em Curitiba, a abertura oficial será no dia 20. As atividades no Parque Barigüi que deveriam começar neste domingo foram trasnferidas para o próximo sábado, dia 24, devido ao mau tempo. No interior, a Semana também será de vários eventos.
"O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam e possam despertar para a conscientização de que somos todos pedestres e que precisamos unir a sociedade em um cordão pela preservação da vida", afirma a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Helena Pena Mata Machado. A Semana foi instituída em 19 de dezembro de 1958, pelo decreto nº 45.064.
Maria Helena explica que o intuito desse tipo de campanhas de educação para o trânsito é "trabalhar e disseminar valores importantes para a convivência harmônica e em sociedade, uma vez que podemos arriscar a opinião de que é quase impossível mudar comportamentos e atitudes sem essa premissa". Para a coordenadora do Denatran, não seria possível limitar-se a eventos esporádicos e nem sujeitar a população a campanhas realizadas apenas em datas festivas. "É um processo de aprendizagem contínua", avalia.
Veja como será a Semana de Trânsito no Paraná
Confira a grade de programação em Curitiba e em algumas cidades do interior do Paraná.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia