Violência

Organizada barbariza em São José

As três torcidas dos times da capital se envolveram em confusões, fora e dentro dos estádios, neste fim de semana. O caso mais grave foi protagonizado por torcedores do Coritiba, no domingo à tarde, em São José dos Pinhais, antes do jogo do Coxa com o Atlético-MG. Oito homens, vestindo adereços da facção Império Alviverde, acabaram presos em flagrante pela Guarda Municipal após depredarem dois ônibus e espancarem três pessoas – entre eles dois motoristas, além de um passageiro, torcedor do Atlético.

Tudo começou com o aviso de que o ônibus da linha Quississana só deixaria o ponto no horário marcado. Um dos motoristas foi atingido no olho por estilhaços de vidro e teve de passar por uma cirurgia. Os outros dois agredidos também foram hospitalizados, com escoriações. Os três passam bem.

No sábado, no início da noite, as organizadas do Atlético brigaram em São Paulo, durante o jogo entre o Rubro-Negro e o Tricolor paulista. Rivais nas arquibancadas da Arena, integrantes da Os Fanáticos e da Ultras se enfrentaram no Morumbi e acabaram expulsos do estádio. Mais tarde, em Curitiba, a confusão ocorreu na Vila Capanema, local do duelo do Paraná com o ABC. O confronto envolveu a Fúria Independente (organizada paranista) e a Império Alviverde, que acompanhava os torcedores potiguares. (AP)

CARREGANDO :)

Já de olho no Atletiba do dia 27, o Coritiba está diante de um desafio. Até o confronto que fecha o primeiro turno do Brasileiro, o Alviverde atuará duas vezes longe do Couto Pereira, contra Santos e Avaí. E, para chegar forte no clássico, sonhando com uma vaga na Libertadores, terá de melhorar sua performance como forasteiro.

Publicidade

Em 10.º lugar, com 21 pontos, o Coxa despenca sete degraus na classificação considerando o desempenho como visitante. Fica na 17.ª posição, com apenas 4 pontos, 19% de aproveitamento. Em sete partidas fora de Curitiba, perdeu cinco, venceu o América-MG (3 a 1) e empatou com o Bahia (0 a 0).

Os clubes da zona da Libertadores têm histórico bem superior. O São Paulo é o visitante mais ingrato, com 75% de aproveitamento dos pontos distante do Morumbi. O Flamengo tem 66% e o Corinthians 62%. A exceção é o Botafogo, com 37%, ainda assim, praticamente o dobro do Coxa.

Os jogadores estão cientes do retrospecto fraco e da necessidade de uma mudança urgente. "Nós estamos devendo isso para nós e para a torcida. Acho que é uma belíssima possibilidade para dar a arrancada e mudar tudo isso", declarou o meia Tcheco, veterano de 35 anos, um dos destaques da vitória sobre o Atlético-MG, por 3 a 0, no último domingo.

O técnico Marcelo Oliveira também lamenta a campanha ruim. "Desperdiçamos oportunidades anteriormente. Três empates fora de casa nos dariam outra condição no campeonato, que é muito difícil, equilibrado, e o fator casa tem sido determinante".

Analisando os dois próximos adversários, Tcheco vê chances de vitória na Vila Belmiro e na Ressacada. "O Santos vem para cima, o Avaí também vem com tudo, mas a gente tem de estar preparado", disse. Tanto o Peixe, quanto o Leão da Ilha estão em má situação na tabela, colocados na 16.ª e na 19.ª posições, respectivamente.

Publicidade

O encontro com o Alvinegro será amanhã, às 21h50, em santos – no domingo, em Floria­nópolis, o jogo está marcado para as 16 horas. O zagueiro Pereira pode ser a novidade. Os volantes Willian e Djair mais o meia Davi, seguem no departamento médico, tratando de dores no púbis. Não há jogadores suspensos.