Três rodadas sem vitória e a consequente saída da zona de classificação da Série B depois de 14 rodadas foram suficientes para o técnico Roberto Fonseca balançar no Paraná. Apesar de estar "prestigiado" pela diretoria, um novo resultado negativo, hoje, às 20h30, contra o Boa, na Vila Capanema, aumentará consideravelmente a pressão em torno do treinador, o terceiro do Tricolor na temporada.
Cobranças que aumentaram devido à queda de rendimento do time. Se, no geral, o aproveitamento de Fonseca é de 50%, nas últimas quatro rodadas conquistou apenas uma vitória, contra o ABC (13/8). A vida de Fonseca no Durival Britto também não tem sido fácil. Nas últimas quatro vezes que pisou no gramado, saiu derrotado três vezes.
Números que fazem com que os próprios jogadores reconheçam que um revés hoje pode custar o emprego do técnico. "Sabemos que o treinador é o primeiro a ter a cabeça caçada. Conversamos sobre isso e sabemos que se o resultado não vier amanhã [hoje], a situação fica muito complicada em termos de trabalho para o Roberto [Fonseca]", admitiu o zagueiro Cris.
A declaração do capitão, quando somada ao treinamento fechado na tarde de ontem e uma longa conversa que o elenco teve com a comissão técnica, dá o tom do momento crítico.
Ainda assim, Fonseca acredita estar com credibilidade dentro do clube. "Ameaçados se sentiram os treinadores que passaram por aqui e brigaram contra o rebaixamento. Eu estou brigando por classificação. Isso fica para a direção. Estou fazendo o meu trabalho. Faz muito tempo que o Paraná não brigava por classificação", defendeu-se.
O certo é que os jogadores entrarão em campo em busca da vitória, porém não necessariamente para salvar a pele do "professor" Roberto Fonseca. "Jogar só para ele, não acho justo. Tem de jogar por você, pela família, pela entidade que te paga. E aí sim, se fizer isso, pode dedicar a vitória a ele", comentou Cris.
Frases fortes, que o capitão tentou amenizar no fim do discurso de ontem. "Ele [Fonseca] chegou aqui e mudou a cara do grupo. Fez com que jogássemos e ficássemos no G4. Ele foi um cara correto até hoje. Não sou só eu falando, mas o grupo todo admira o Roberto Fonseca", fechou o defensor.
Ao vivo
Paraná x Boa, às 20h30, no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia