A Copa do Mundo de 2014 pode ganhar metade de sua cara hoje, quando seis seleções entram em campo pelas Eliminatórias a uma vitória da classificação antecipada ao torneio.
Além dos dez times que já garantiram presença no torneio em solo brasileiro, Alemanha, Bélgica, Honduras, Rússia, Suíça e Chile ou Colômbia estão a um passo da confirmação. Ao lado de Brasil (país-sede), Argentina, Itália, Holanda, Japão, Austrália, Irã, Coreia do Sul, Estados Unidos e Costa Rica, o Mundial chegaria a 16 dos 32 participantes.
A maior parte dos postulantes vem da Europa. Os alemães, que lideram o Grupo C com folga, têm a tarefa mais simples: vencer a Irlanda em casa basta para os tricampeões mundiais. Os outros três candidatos, no entanto, precisam fazer o serviço como visitante.
Para a Bélgica, iminente cabeça de chave da Copa por estar entre os oito primeiros do ranking da Fifa, a tarefa é passar pela Croácia, em Zagreb. O cenário hostil do Estádio Maksimir é um dificultador para os comandados de Marc Wilmots. Se a vaga direta não vier nessa rodada, porém, ela não fica distante para a rodada derradeira, já que bastaria derrotar o País de Gales em Bruxelas.
Os russos não dependem apenas de um triunfo sobre a inexpressiva seleção de Luxemburgo, fora de casa. O carimbo só será dado hoje se Portugal, segundo colocado do Grupo F, perder em casa para o terceiro, Israel.
A Suíça vive a situação mais confortável. Crava a ida ao Mundial com qualquer vitória sobre a Albânia, mas pode comemorar o primeiro lugar do Grupo E até com derrota. Para isso, Islândia e Eslovênia não podem vencer na rodada.
Na América do Sul, um confronto direto leva o vencedor ao Brasil. A Colômbia, que não disputa a competição desde 1998, na França, recebe o Chile em Barranquilla. Com a vantagem do empate, os companheiros de Falcao Garcia tentam superar a equipe de Vargas, Alexis Sanchez e Vidal, embalada por quatro vitórias seguidas. Confirmada a presença, os colombianos também devem ser cabeça de chave no ano que vem.
Para tentar se juntar aos já garantidos Estados Unidos e Costa Rica, Honduras tem pela frente um clássico da América Central diante de Costa Rica. Além de vencer o dérbi, os hondurenhos necessitam de um empate entre o quinto colocado, México, e o quarto, Panamá.
Caso a combinação de resultados se confirme, a tradicional seleção mexicana não terá mais chance de vaga direta à Copa do Mundo. El Tri teria de derrotar a Nova Zelândia na repescagem para não ficar fora pela primeira vez desde 1990.