Dunga, o novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol, anunciou a sua primeira convocação na manhã desta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre os escolhidos, algumas surpresas como os jogadores Morais, do Vasco, e Jônatas, do Flamengo. Além disso, atletas que atuam na Rússia e Ucrânia também apareceram entre os convocados.

CARREGANDO :)

No geral o técnico manteve uma linha mais conservadora, bem diferente do que ele mesmo havia anunciado. Uma das promessas seria a de privilegiar jogadores que estão atuando no Brasil, mas dos 22 chamados, 17 jogam no exterior. Apesar de ter mantido a idéia de não chamar alguns medalhões, jogadores que estavam no grupo que fracassou na Copa 2006 também apareceram.

Nesta segunda-feira a Gazeta do Povo Online ouviu alguns dos maiores cronistas esportivos no Paraná sobre as expectativas deles em relação ao anúncio de Dunga. Hoje, a maioria deles frustrada, eles comentam sobre o que acharam dos 22 escolhidos por Dunga.

Publicidade

Análise geral

"Acho que o Dunga começou errado. Primeiro porque foi incoerente com tudo o que tinha dito antes da convocação. Falou que a base do time dessa primeira lista seria formada por jogadores que atuam no Brasil, mas acabou convocando apenas cinco atletas que jogam no país. Falou também que não iria convocar jogadores que estão em pré-temporada na Europa. Acabou chamando o Cicinho e Robinho. Outro ponto é a questão da renovação. Alguns jogadores que ele convocou agora, como o Lúcio, o Edmilson, Gilberto Silva, o Gilberto, terão idade acima da Copa de 2010". Leonardo Mendes Júnior, Editor de Esportes do jornal Gazeta do Povo.

"Foi uma surpresa, já que ele havia dito que só chamaria jogadores que atuam no Brasil. De certa forma foi incoerente, mas isso demonstra que ele não acredita que a Seleção possa ser formada por apenas jogadores daqui, que assim não temos condições de atuar. Eu discordo dessa posição, mas pela qualidade dos atletas é uma boa lista". Dionísio Filho, colunista de Esportes da Gazeta do Povo e comentarista da Rádio Banda B.

"Eu acho que ele manteve muito jogadores que estiveram na Copa 2006. Esperava que ele convocasse mais jogadores no Brasil ou, pelo menos, gente que ainda não teve chances no time principal da Seleção. O lobby carioca continua exercendo muita força. A impressão que me dá é Dunga é realmente apenas um funcionário da CBF e que cedeu a pressão do lobby. Foi frustrante". Silvio de Tarso, comentarista esportiva da Rádio Clube B2.

"Dentro das circunstancias e limitações, por não poder convocar jogadores de São Paulo e Internacional – os dois melhores times do país hoje – ele foi coerente. Me parece claro que não se pode fazer uma Seleção só com jogadores nacionais, já que seria uma equipe muito fraca. O caminho é esse mesmo, mesclar jogadores jovens de fora com valores daqui. É por ai. Pelo menos ele não está inventando". Carneiro Neto, colunista de Esportes da Gazeta do Povo e radialista.

Publicidade

"Ele enfrentou muitas dificuldades para chamar os jogadores do Brasil, já que o São Paulo e o Internacional estão disputando a fase final da Libertadores. Eles teriam pelo menos uns seis jogadores para oferecer à Seleção. Achei positivo o fato dele deixar de lado os veteranos e medalhões que estiveram na Alemanha. Essa linha de renovação adotada é de fundamental importância para o futuro do futebol do Brasil. Precisamos começar a pensar em 2010". Airton Cordeiro, comentarista esportivo da Rádio Transamérica.

As surpresas

"São bons jogadores, mas nem todos mereciam estar lá. O Morais é um que não tem futebol para atuar na Seleção Brasileira. Acho que no caso dele e de outros atletas do Rio, como o Jônatas (Flamengo) houve um certo lobby da imprensa carioca para a convocação". Leonardo Mendes Júnior.

"O Morais (Vasco) foi a grande surpresa. Mas não acho que é jogador de Seleção. O Maicossuel (Paraná) joga mais do que ele". Dionísio Filho.

"Ele trouxe alguns nomes que merecem destaques. Há algumas surpresas, como o Morais e fez justiça com o Marcelo, bom jogador. Acho que se houvesse, antes da Copa, uma triagem maior e mesmo um engajamento da imprensa numa linha mais crítica, Cafu e Roberto Carlos não estariam lá. Mas nesse momento acho que o Dunga fez a convocação possível". Airton Cordeiro.

Publicidade

"A única extravagância foi o Morais. Esse não tem futebol pra Seleção Brasileira. Então fica claro que houve uma politicagem nessa convocação". Carneiro Neto.

"Acho que o Fred merece, o Robinho é um grande grande jogador, embora precise amadurecer. O Marcelo tudo bem, até merecia uma chance. Mas Jônatas e Morais são jogadores comuns. Quem convoca eles, convocaria o Martinez (Cruzeiro)". Silvio de Tarso.

Ausências

"Eu tinha a expectativa de que ele olhasse o Ângelo (Paraná) e achei que o Dagoberto (Atlético) fosse lembrado, assim como próprio Leonardo (Paraná). A gente sempre acha que existe a pressão de alguns clubes para que convoque determinados jogadores. Entre os goleiros Gomes e Fabio, acho que o Flavio (Paraná) joga muito mais que eles. È um dos melhores do Brasil e não deve pra ninguém. O problema da Seleção estava nas laterais. Eu fico me perguntando se ele se esqueceu do Rafinha e do Adriano (ex-coxas)". Silvio de Tarso.

"Com aquela declaração que o Dunga só chamaria jogadores do Brasil criou-se uma expectativa em torno de atletas dos times paranaenses, como o Ângelo (Paraná), o zagueiro Henrique (Coritiba) e o goleiro Cléber (Atlético). No fim das contas, creio que a experiência internacional deve ter contado e o Dunga pensa que o importante começar bem, com uma vitória". Dionísio Filho.

Publicidade

"Dentro da linha de raciocínio escolhida pelo Dunga, acho que nenhum jogador dos times paranaenses merecia ter sido chamado. Se ele tivesse chamados os jogadores do São Paulo e Inter, acho que o leque de jogadores que atuam no Brasil aumentaria e o Paraná, quinto colocado no Brasileirão, teria jogadores convocados". Airton Cordeiro.

Os medalhões

"De fora o Dunga trouxe os menos criticados na última Copa, além de outros bons valores. Já entre os jogadores mais experientes eu creio que o Cafu e o Roberto Carlos não voltam mais. O Ronaldo também pode não voltar, caso ele não volte ao peso e a jogar bem, ou ainda se a provável dupla de ataque titular (Vagner Love e Fred) marcar muitos gols". Dionísio Filho.

"Ronaldinho Gaúcho e Kaká certamente retornam. Já o Ronaldo, por enquanto eu não acredito, até porque ele deve atuar pouco nessa temporada com a chegada do Nistelrooy e o treinador (Fábio Capello) já assegurou que só vai jogar quem estiver bem". Leonardo Mendes Júnior.

"Achei interessante ele não ter chamado os Ronaldo´s e ele só fez isso para não ‘tomar pau’ logo na primeira convocação. Os dois foram os mais criticados. O Gaúcho frustrou os brasileiros e todos os desportistas do mundo. Já o Gordo foi aquela decepção que todos viram". Silvio de Tarso.

Publicidade

Outras considerações

"É apenas para ganhar dinheiro, um dos cinco que a Nike tem direito durante o ano. O Brasil pode vencer pelos seus valores individuais, porque os jogadores não vão treinar". "Faltou mesmo é um grande meia de armação e criação nessa lista. Pelos nomes que ele convocou, o Morais é o que mais apresenta características nesse sentido. Mas o Alex (Fenerbache) seria um bom nome para compor o time. Até porque o Julio Baptista, o próprio Edmilson, Dudu Cearense, são jogadores mais de marcação". Leonardo Mendes Júnior.

"O Brasil tem condições de ganhar com os seus valores individuais. A Noruega não tem tradição, esse é outro fator a nosso favor". Dionísio Filho.

"Esse amistoso não vale nada, demonstra uma falta de planejamento e é puramente uma partida ‘caça-níquel’. Infelizmente a Seleção Brasileira ficou banalizada". "O Dunga tem personalidade, ética, sabe o que está fazendo. Vamos aguardar". Carneiro Neto.

INTERATIVIDADE

Publicidade

Você gostou dos nomes chamados por Dunga na sua 1.ª convocação? Quem não foi chamado, mas deveria ter sido? Dê a sua opinião!