Encontrei novamente tio Tadeu, aquele que insiste em dizer que não é pessimista, e sim realista. Para ele não tem este negócio de chorumela, lengalenga, veja bem, não é bem isso. Para tio Tadeu ou é ou não é, pau é pau, pedra é pedra. Cartesiano de quatro costados.
Bem, quando vi tio Tadeu vindo em minha direção, com aquele sorriso de canto de boca, irônico, zombeteiro, pensei em me esconder, mas não deu tempo.
Viu só? Está se confirmando o que eu disse.
O que foi mesmo que você disse, tio?
Ora, disse já no meio do primeiro turno que o Atlético cai, o Paraná não sobe e o Coxa não passa da metade da tabela de classificação.
Ah, é verdade. Você disse mesmo.
E olha só. O Paraná não só não sobe como corre sério risco de cair para a Terceira Divisão. Viu só como caiu o desempenho do time no segundo turno? Vem em franca bancarrota. A impressão que dá é que a Vila Capanema é um dormitório, não estádio de futebol. Estou quase mudando meu palpite para queda do Tricolor também.
Não, tio. Tá bom assim. El Paranito apenas não sobe, fechado?
Sei não, sei não...
Tio, o que você acha que aconteceu com o Tricolor da Vila para ter caído de produção tão bruscamente? Estranho para quem chegou a gozar de catorze rodadas no G4, não é?
Olha, eu vou te dizer uma coisa. O estado do Paraná não comporta três times na Primeira Divisão do futebol brasileiro. Dois e olhe lá. Tanto que o Coxa vai jogar sozinho na elite no ano que vem. O Paraná Clube tem tamanho para visitar a Série A de vez em quando, mas não tem estrutura para se manter lá. Vamos ser realistas! Nós, com três clubes na elite, é muita areia para nosso caminhãzinho!
Mas... você não acha, tio, que é só uma questão de gestão, inteligência e esperteza para se ter três times na elite do Brasileiro? Minas Gerais tem três times na Primeirona, e...
Os três caindo. Só o Cruzeiro vai se safar. Coelho e Galo caem.
Puxa, tio, acha mesmo?
Como dois mais dois eternamente serão quatro.
Então Minas está pior que a gente. Quero dizer, ficará igual, com apenas um time na elite. É isso?
Mas o lugar do Galo não é na Segundona. É na elite, como o Furacão. E depois o tal Boa vai subir e fazer companhia ao Cruzeiro.
Acha que se o Furacão cair sobe rápido, como fez o Coxa?
No primeiro ou no máximo segundo ano de Série B. Seu lugar é na Série A.
Menos mal... Bem, eu ainda estou esperançoso de que o Atlético Paranaense não caia.
A esperança é a última que morre. E a primeira que mata.
Como, tio?
Deixa para lá.