Após o fracasso da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2006, disputada entre junho e julho deste ano, os brasileiros que gostam do esporte vivem um novo momento de expectativa. Nesta terça-feira Dunga, o novo treinador brasileiro, anuncia sua primeira convocação de jogadores, que no dia 18 de agosto enfrentam a Noruega no 1.º amistoso oficial da seleção após a Copa.
A primeira novidade já surgiu nesta segunda-feira com a confirmação do ex-jogador e companheiro de Dunga em 94, Jorginho, como novo auxiliar técnico. A outra novidade seria a presença de nomes novos, ou seja, que não costumam aparecer, mas que merecem uma chance entre os convocados.
A Gazeta do Povo Online foi até os maiores nomes da crônica esportiva no Paraná para saber quais as suas expectativas em relação a convocação de Dunga. Confira as opiniões de cada um.
DUNGA NA SELEÇÃO
"Acho que ainda é cedo pra falar do trabalho do Dunga, mas é fato que a atitude da CBF foi um desprestígio aos outros treinadores brasileiros. Mas não se deve esperar o mesmo comportamento que o Dunga tinha em campo como jogador agora no banco de reservas". Dionísio Filho, colunista da Gazeta do Povo e comentarista da Rádio Banda B.
"Eu espero que o Dunga comece um trabalho de saneamento da seleção, principalmente em termos de comportamento. Corrigir erros cometidos na Copa 2006, já que nós perdemos para nós mesmos. O Dunga foi o último líder que nós tivemos e o Brasil precisa de jogadores como ele foi". Silvio de Tarso, comentarista da Rádio Clube.
"Eu gostei da contratação do Dunga. Acho que ele tem tudo para dar certo. Não precisa ser um treinador excepcional e nem ter um currículo extenso para assumir o cargo. Ele vai dirigir uma seleção com os melhores jogadores do mundo e é só ter critério e bom senso. A qualidade técnica, aliada a conduta pessoal de cada jogador vai pesar. Acho que ele vai querer um perfil de jogadores disciplinados e dedicados". Airton Cordeiro, comentarista da Rádio Transamérica.
"Ele não é treinador, tudo começa por aí. Pode dar certo, mas pode também dar muito errado. Quanto aos jogadores, acho que nenhum dos nomes dessa lista seria uma grande surpresa. Resta saber o quão coerente ele (Dunga) vai ser". Carneiro Neto, radialista e colunista da Gazeta do Povo.
"O Brasil tem muita individualidade, não líderes. A seleção virou um gueto, com atletas de cristo, pagodeiros e outras panelinhas, e isso já ficou provado que não dá certo. Espero que ele olhe o Brasil como um todo, não só os que estão na grande mídia. Infelizmente eu tenho uma idéia de que o Dunga não fica mais de dois anos na seleção. Eles estão preparando o caminho para o Luxemburgo reassumir. Espero que quando isso aconteça, algumas coisas tenham sido mudadas". Silvio de Tarso.
NOVIDADES NA CONVOCAÇÂO
"Acho que a lista deve ser composta por muitos jogadores dos times cariocas, já que atletas do Inter e do São Paulo não poderão ser convocados. O lobby em cima de nomes como Morais, Leonardo Moura e Jônatas está bem grande, e eles devem aparecer". Leonardo Mendes Júnior, Editor de Esportes do jornal Gazeta do Povo.
"O Wagner do Cruzeiro e o Jônatas do Flamengo são bons nomes e podem constar nessa lista". Carneiro Neto.
"O Fluminense tem o Arouca, o Lenny, o Marcelo, e no Flamengo também existem bons nomes como o Leonardo Moura, Juan, Jônatas e Renato. Além desses, creio que o Wagner (do Cruzeiro) seja um sério candidato a uma vaga". Dionísio Filho.
"O Nilmar, do Corinthians, seria uma novidade que já é esperada há tempos, apesar do seu time estar na lanterna". Silvio de Tarso. A opinião é dividida entre os comentaristas Carneiro Neto e Dionísio Filho.
JOGADORES DO TRIO-DE-FERRO NA CONVOCAÇÃO
"O Paraná Clube está entre os cinco primeiros do Brasileirão e isso não acontece por acaso. O zagueiro Gustavo, do Paraná, está jogando muito bem e também o atacante Leonardo, já que tem muita qualidade e certa experiência. Até o lateral Ângelo poderia ser muito útil. O Atlético tem o Dagoberto para servir à seleção". Airton Cordeiro.
"O Ângelo está chamando a atenção pelos gols e pelas jogadas de bolas paradas. Do Paraná, o Maicossuel e o Leonardo também poderiam ser chamados pelo que estão jogando. O João Leonardo também é um nome forte do futebol estadual". Dionísio Filho.
"O lateral Ângelo merece ser convocado e até mesmo o goleiro Arthur, do Coritiba, seria uma boa opção para a meta. Ele está tendo boas atuações e pode aparecer. Além disso, tem o Dagoberto, que é um nome forte, mas precisa ainda de condicionamento". Carneiro Neto.
"Entre os paranaenses, apesar de estar voltando o Dagoberto pode aparecer, mais pelo nome que tem, já que o Parreira já havia levantado a possibilidade de sua convocação. O Branco, coordenador das categorias de base, também aprova o seu nome". Leonardo Mendes Júnior.
"O Maicossuel seria um bom nome, mas acho que mais para frente. O próprio Leonardo seria um bom nome. Eu não vejo outro atacante no Brasil que seja mais completo que ele". Silvio de Tarso.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura