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A Toro Rosso anunciou nesta sexta-feira a permanência do francês Sebastien Bourdais como piloto titular da equipe em 2009, acabando com as esperanças de outros pilotos que estavam de olho na vaga, como o japonês Takuma Sato - o brasileiro Bruno Senna também chegou a negociar com a equipe, no ano passado.

"Foi um inverno logo e complicado, mas a espera finalmente acabou e estou muito empolgado para continuar meu trabalho", afirmou Bourdais, que terá como parceiro o suíço Sebastien Buemi estreante na categoria, e espera apagar a má impressão deixada pelo seu decepcionante ano de estreia na Fórmula 1.

Bourdais chegou credenciado pela conquista de quatro títulos consecutivos na extinta ChampCar, mas conquistou apenas quatro pontos, com dois sétimos lugares, nos GPs da Austrália e da Bélgica. Pouco para quem teve como companheiro o alemão Sebastien Vettel, que venceu o GP da Itália e terminou o ano com 35 pontos, em oitavo lugar, e "promovido" para a Red Bull.

Mesmo assim, Bourdais teve a chance de participar dos testes coletivos no fim do ano, que serviram como "vestibular" para a equipe definir seus dois pilotos. Com desempenho equivalente ao de Sato, que também testou, acabou sendo escolhido por causa da familiaridade com a equipe. "Agora posso me focar na preparação para a temporada, que promete ser muito interessante por causa da mudança de regras", afirmou, otimista.

"Depois de um ano com a equipe, esperamos que ele possa contribuir com a experiência que já ganhou. Ele já conhece o ambiente, os circuitos, e seu estilo de dirigir deve casar bem com os pneus slick, que voltam nesta temporada", disse o chefe da equipe, Franz Tost, citando uma das modificações na regra. Além disso, há várias alterações aerodinâmicas e a criação do Kers, o sistema de recuperação de energia cinética, que transforma a energia perdida nas frenagens em potência extra para o carro, a ser utilizada em alguns segundos por volta, à escolha do piloto.

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