Com quatro brasileiros na disputa, a fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa de vôlei foi adiada por causa do desastre aéreo que matou o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e mais 96 pessoas neste sábado. A competição estava programada para este fim de semana na cidade polonesa de Lodz, envolvendo o italiano Trentino (de Leandro Vissotto, Rapha de Oliveira e Riad), o Dínamo Moscou (de Dante), o Bled, da Eslovênia, e o time local Belchatow.
As novas datas das semifinais ainda não foram definidas, mas o provável é que os jogos sejam marcados para a segunda quinzena de maio.
"Foi um choque, isso pegou todo mundo de surpresa, ainda mais pela forma que foi. O clima é de muita tristeza, o povo está muito abalado. O país está chorando essa tragédia, não havia como entrar em quadra. Em primeiro lugar vem o ser humano, e o sentimento do povo polonês precisa ser respeitado", afirmou Dante, ouro olímpico em 2004 e prata em 2008.
O Dínamo, de Dante, enfrentaria o Belchatow, enquanto o Trentino, com três brasileiros, pegaria o Bled.
"Eles fizeram o correto, não há clima nenhum para que se realizem os jogos. Lamento muito o ocorrido. A tristeza das pessoas aqui é muito grande. Espero que todos orem muito pelas vítimas e pelo povo polonês, que terá de lidar com a perda dos maiores líderes da nação", afirmou Vissoto.
O adiamento pode favorecer o levantador Rapha, que passou por uma cirurgia no dedo mínimo da mão direita. Em maio, ele já deve ter condições de jogo.
"Minha recuperação está ótima, estou muito confiante", comentou Rapha.
O presidente da Polônia morreu na queda de um avião Tupolev TU-154 que decolou de Varsóvia e caiu perto do aeroporto de Smolensk, no oeste da Rússia, a um quilômetro do local do pouso. As causas da tragédia ainda não foram apuradas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião