Além da própria dificuldade de se disputar uma segunda divisão de Campeonato Brasileiro, o Coritiba vai encontrar adversários que também buscam a título e a volta à elite. Entre eles, Guarani, Atlético-MG e Sport, a exemplo do Coritiba, já foram campeões brasileiros.

CARREGANDO :)

Analisando os principais adversários que o alviverde vai encontrar, as equipes se dividem em algumas categorias.

Entre os Candidatos ao Título, o Coritiba vai rivalizar com as equipes do Atlético-MG, Paysandu e Sport. É lógico que qualquer análise antes do início da competição é precipitada, mas a tradição destas equipes e a montagem dos seus elencos os colocam como favoritos ao título da Série B em 2006.

Publicidade

Atlético-MG

O alvinegro mineiro pode ser considerado o principal rival Coxa para 2006. Um dos "grandes" rebaixados – ao lado do Coritiba - o Atlético-MG é o time que recebe a maior cota da televisão e, por isso, teve mais condições de montar um elenco forte. Só que esse investimento no elenco não aconteceu como a torcida esperava.

Mantendo uma base forte e formada no próprio clube, o time conta com o experiente Lori Sandri no comando técnico. Profundo conhecedor do futebol paranaense (foi treinador do Paraná Clube na temporada 2005), Lori confia no jovem Ramon como grande trunfo entre os jogadores titulares. Além dele, o volante Zé Antônio é um dos destaques, além do atacante Tiago, que no ano passado jogou pelo Coritiba.

O detalhe interessante é que, como não houve confronto pelo Campeonato Paranaense entre os maiores rivais do estado, o único AtleTiba que será visto pelo torcedor em 2006 será o jogo entre Coritiba e Atlético-MG.

Sport Recife

Publicidade

O Sport Recife entra na Série B 2006 tentando percorrer o mesmo caminho trilhado pelo grande rival Santa Cruz em 2005. O acesso à 1.ª divisão do futebol brasileiro é objetivo e meta comum de todos os jogadores e também do técnico Dorival Júnior. Para ajudar e motivar, o clube foi o campeão estadual deste ano, justamente sobre seu maior rival.

Vários jogadores que pertencem ao Atlético-PR estão emprestados para o Sport nesta temporada. Por isso, e também pelas cores, a rivalidade entre o Coritiba e o time pernambucano. Destaque para os jogadores Anderson Aquino e Durval, dois dos atletas pertencentes ao Furacão paranaense.

Paysandu

O time paraense também tenta em 2006 a volta para a 1.ª divisão. Sempre inconstante, sendo rebaixado em um ano e voltando para a elite pouco tempo depois, o Paysandu terá um incentivo, ou um problema, a mais na temporada 2006. O Remo, seu maior rival nos campeonatos estaduais, também está na disputa este ano e o os clássicos com certeza serão os maiores públicos da Série B.

Ao lado de sua grande e fiel torcida, o "Papão" confia novamente nos gols de Robson para vencer as partidas. Róbgol é o destaque solitário entre jogadores desconhecidos, mas que segundo o técnico Ademir Fonseca vão surpreender neste campeonato.

Publicidade

Os azarões

Correndo por fora na disputa para ver quem será o campeão, e tentando alcançar uma das quatro vagas na Série A, Náutico, Vila Nova, Santo André, Paulista e Avaí querem surpreender.

As melhores expectativas estão nos representantes do interior paulista. Maiores destaques entre os "pequenos" de São Paulo nos últimos anos, o Santo André – que jogou a Copa Libertadores 2005, após vencer a Copa do Brasil no ano anterior, e Paulista – que joga a Libertadores deste ano, também como vencedor da Copa do Brasil – prometem incomodar a vida dos favoritos ao título.

Já o Náutico tenta se livrar dos fantasmas de 2005. Após colocar um "pé" na Série A, nas disputas com o Grêmio, o time perdeu dois pênaltis na partida decisiva e mesmo podendo perder o jogo não conseguiu segurar a tradição gaúcha. Extremamente criticado e rotulado, o time busca se reerguer em 2006 para juntar-se ao Santa Cruz na primeira divisão.

O Avaí-SC sempre flerta com a Série A, mas acaba ficando na segundona. O time de Florianópolis começa o campeonato contando com os gols de Fábio Oliveira, e a experiência de Rogério Prateat, para chegar à 1.ª divisão e fazer companhia ao rival Figueirense.

Publicidade

Enquanto isso, o Vila Nova tem a difícil missão de sair da sombra do rival Goiás. Campeão goiano do ano passado, o time aposta na experiência dos jogadores Donizetti Amorim e Jajá para tentar ficar entre os primeiros ao final da temporada.

As incógnitas

As tradicionais equipes paulistas do Guarani e Portuguesa são verdadeiras incógnitas. Desde que foram rebaixados para a Série B, eles não conseguiram recuperar o prestígio que um dia tiveram. Para piorar, os dois times também foram rebaixados no Campeonato Paulista deste ano. A volta à elite do futebol nacional é apontada como a única salvação.

Os Figurantes

América de Natal, Brasiliense, Ceará, CRB-AL, Gama, Ituano, Marília e São Raimundo-AM completam os 20 times que começam a Série B. Existem poucas expectativas entre eles, mas apenas o tempo pode garantir que algum deles ganhe destaque durante a temporada. Contudo, são estes times que precisam se empenhar ao máximo para evitar a queda para a 3.ª divisão, já que quatro times serão rebaixados.

Publicidade

Vinte times começam disputas pelo título da Série B

Coxa começa caminhada de volta à elite do Brasileirão

Um "novo" Coritiba começa sonho de voltar à Série A

Coritiba aposta nos reforços para começar vencendo

Confira quais são os 20 times que disputam a Série B

Publicidade

INTERATIVIDADE

Torcedor, você acha que seu time começa melhor ou pior que em 2005? Participe do Fórum da GPol