Com uma infra-estrutura superior a boa parte das 18 cidades candidatas a receber a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, Curitiba não se vê fora da listagem final de 10 (ou 12) sub-sedes, restando pouco mais de três meses para a divulgação oficial pelo Comitê Executivo da Fifa. Assim, os dirigentes paranaenses buscam reforçar as "fraquezas" da candidatura. Uma delas é o "lobby" político. Contudo, nesta semana, o vice-governador Orlando Pessuti encaminhou ao governo federal uma importante correspondência.
Nela, Pessuti anexou novas moções de apoio para que Curitiba integre a Copa de 2014. A documentação foi endereçada aos ministros Orlando Silva (Esporte), Luiz Barreto (Turismo), Paulo Bernardo (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Gabinete da Presidência), e apresenta o comprometimento de parlamentares e senadores, além de políticos regionais, para que a capital paranaense se enquadre dentro dos parâmetros estabelecidos pela Fifa para as cidades candidatas.
"(As manifestações políticas demonstram) um claro e valioso reconhecimento da importância dada à indicação supramencionada (de Curitiba)", diz um dos trechos da correspondência enviada a Brasília. A presença de Curitiba na relação final de sub-sedes virá a coroar a "demonstração de união de esforços em todas as esferas do poder público, aliado ao empenho de entidades voltadas ao desenvolvimento de nosso estado, irmanados num único objetivo", encerra o vice-governador.
Com mais uma demonstração de união política, os dirigentes da candidatura curitibana esperam pôr um ponto final nas dúvidas quanto ao real interesse da cidade em receber o Mundial de 2014. O mal-estar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também já é considerado superado, o que indica, de acordo com o Comitê paranaense, que o último elemento para que Curitiba consolide sua candidatura está superado, garantindo a cidade.
- Boa impressão do ministro Orlando Silva aumenta chances de Curitiba
- Reunião de Comitê de Curitiba para o Mundial é adiada
- Reunião conclui projeto de mobilidade urbana de Curitiba para Copa 2014
- Pessuti: "Tenho 100% de certeza que Curitiba será sub-sede da Copa"
- Ministro Orlando Silva promete dinheiro público para Mundial no Brasil
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?