O técnico Marquinhos Santos decretou a partida contra o Operário, no sábado (7), como o ponto final da pré-temporada do Coritiba. Um período dividido em três partes: treinamentos em Curitiba, concentração em Atibaia e os três primeiros jogos do Campeonato Paranaense. Uma jornada de 30 dias, que mexeu com o status de diversos jogadores dentro do elenco alviverde. Apresentou para o público nomes que deveriam ser secundários, deu uma primeira boa impressão de pelo menos um reforço e marcou a perda de status de dois líderes do elenco de 2014 - um porque deixou o clube, outro porque manifestou além da conta a vontade de sair. Confira a balança da preparação coxa-branca para a temporada.
O centroavante, que sofreu uma grave lesão de joelho em 2013, foi o artilheiro nos jogos-treino em Atibaia. Quando o apito soou valendo três pontos, mais bola na rede. Quatro em três jogos e artilharia do Estadual. Enquanto Rafhael Lucas tentará ampliar a boa fase em campo, a diretoria terá de suar no escritório para renovar o contrato do atacante, que vence em 31 de dezembro.
Até o momento, Vaná não fez exibições espetaculares. Levou um gol em cada um dos três jogos. Mas sua moral impressiona. Foi apontado pelo ídolo Alex como um dos principais líderes do elenco alviverde, ascendência já exercida ano passado. De Marquinhos Santos recebeu a confiança para ser titular, da diretoria a certeza de que o clube não busca um goleiro e da torcida o apelido de VaNeuer - alusão à habilidade com os pés, outra qualidade apontada por Marquinhos.
Negueba esteve entre os melhores jogadores do Coritiba em todas. E na vitória sobre o Operário, protagonizou um lance antológico: um chapéu e uma meia-lua aplaudidos de pé pela torcida.
O negócio com o Peixe não prosperou. A negociação com a Raposa esteve perto de ser fechada, mas travou na pedida do Coritiba para liberá-lo antes do fim de contrato. Até Leandro Almeida postar uma foto no Instagram, na chegada à Rolândia, com uma mochila do Cruzeiro ao fundo. A postagem irou a torcida. Leandro apagou a mensagem e pediu desculpas. A contragosto, segue no elenco, mas com a imagem arranhada e como peça mais experiente do setor que Marquinhos Santos apontou haver maior necessidade de ajuste.