Renato aposta em retrospecto na Arena
Rio Aproveitar o bom momento, por causa da conquista do título da Copa do Brasil para vencer e iniciar uma arrancada no Brasileiro é o objetivo do Fluminense contra o Atlético. Mas o técnico Renato Gaúcho alertou o grupo sobre a necessidade de não se iludir com as vitórias.
"Não tem essa de super Flu ou máquina tricolor. Nós temos é um grupo modesto que vai em busca do título. Não somos melhores do que ninguém, mas também ninguém é melhor do que nós", destacou.
E na luta pela vitória, Renato está confiante, principalmente pelo retrospecto da equipe contra o Atlético. Em sua primeira partida fora de casa desde que retornou ao Fluminense, o treinador enfrentou os paranaenses, na Arena: venceu por 1 a 0 e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil.
"Foi a partir daquele jogo que arrancamos para o título, mas a história agora é diferente", afirmou Renato Gaúcho, que vai escalar Thiago Neves e Romeu nos lugares de Carlos Alberto (machucado) e Fabinho (suspenso).
O resgate da Arena começa com a recuperação dos jogadores atleticanos. Perseguidos ou desaparecidos vêem a chance de voltar a brilhar com Antônio Lopes. Da provável formação contra o Fluminense a escalação não foi oficializada , mais da metade já trabalhou com o treinador. O capitão Danilo, os laterais Jancarlos e Nei (comandado por Lopes no Corinthians), o volante Alan Bahia, o meia Evandro e o atacante Dênis Marques são remanescentes de 2005.
Completam a lista o colombiano Ferreira (defendendo a seleção da Colômbia) e os reservas André Rocha, Cristian, Netinho e Rogério Corrêa (que trabalhou com Lopes no Goiás).
"A chegada de um treinador é uma motivação nova, um recomeço para a equipe no campeonato", define Jancarlos. Muito cobrado pela torcida e com a sombra de Nei (lateral-direito de ofício, mas atuando na esquerda e hoje provavelmente como volante), o jogador ganhou fôlego com a troca de comando. Ao lado de Lopes, o camisa 2 viveu seu melhor momento no Atlético.
Tantos conhecidos facilitaram o trabalho e o treinador conseguiu dividir a preparação entre tática e emoção. "Ele focou muito no lado psicológico. Só um resultado positivo vai nos dar confiança de novo. O time está forte mentalmente", comenta Alex Mineiro, um dos poucos "desconhecidos" do Delegado. "Temos um dos melhores ataques do Brasil", elogia o treinador.
Se o ataque vai bem, a defesa busca a redenção. O zaga não passou impune um jogo sequer no Nacional e com nove gols sofridos zerou o saldo atleticano. "Focamos nosso trabalho na defesa, mas a responsabilidade de marcar é de todos", avisa Lopes.
Na TV: Atlético x Fluminense, às 16 h, no Premiere F.C.
* * * * * *
Em CuritibaAtlético x Fluminense
AtléticoGuilherme; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Edno; Erandir, Alan Bahia, Nei e Evandro; Alex Mineiro e Dênis Marques. Técnico: Antônio Lopes.
FluminenseFernando Henrique; Carlinhos, Roger, Thiago Silva e Júnior César; Romeu, Arouca, Cícero e Carlos Alberto; Alex Dias e Adriano Magrão. Técnico: Renato Gaúcho
Estádio: Kyocera Arena. Horário: 16 h. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Auxs.: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas