Longe dos gramados há quase um ano, o atacante Dagoberto está próximo de voltar a vestir a camisa do Furacão. Após realizar exames, no dia 19 deste mês, e de constatar que está tudo normal, o jogador foi liberado pelo departamento médico e voltou a fazer trabalhos físicos sob o comando do professor Riva de Carli.

CARREGANDO :)

Depois que sofreu uma contusão no joelho esquerdo, no dia 17 de outubro de 2004, o jogador atuou menos de 20 minutos no clássico contra o Coritiba, dia 10 de julho. Nesta partida, sentiu uma lesão muscular na coxa direita e teve novamente que se afastar. Quando voltou aos treinamentos, uma outra contusão no músculo novamente conduziu o atacante para o tratamento médico.

De acordo com o chefe do departamento médico Rubro-Negro, Dr. Paulo Brofman, essas lesões não têm nada a ver com a operação que o atleta realizou na clínica de ortopedia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. "A cirurgia foi no joelho esquerdo e a lesão muscular foi na coxa direita. Agora, a volta dele aos gramados vai depender somente do recondicionamento da parte física, afinal ele ficou muito tempo parado", esclareceu Brofman.

Publicidade

Para o jogador, o que ocorreu foi uma infelicidade. "Fizemos todo o trabalho correto, mas aconteceu uma fatalidade". Sobre o seu retorno, Dagoberto é realista. "A ansiedade para voltar é grande, mas eu tenho que ter tranqüilidade, não adianta querer retornar antes de estar 100%. Vai depender de como o músculo vai responder aos exercícios físicos", disse o atleta que pretende ajudar o Furacão a terminar bem o nacional.

Recuperação

Segundo o preparador físico Riva de Carli, a volta de Dagoberto foi preparada em três estágios. Na primeira fase, que foi realizada na semana passada, foi feita a readaptação. Depois será realizado um treinamento físico especial, com acompanhamento de fisiologistas que vão fazer o planejamento da evolução física do atleta.

Na terceira fase será feita a integração com o grupo, quando Dagoberto participará dos treinos normais e ficará à disposição do técnico para jogar. O preparador Riva está otimista com a recuperação do jogador.

"Não dá para definir o prazo de volta, mas rapidamente ele deve estar apto a jogar, em torno de três semanas. A readaptação foi muito boa e ele fez os exercícios com naturalidade, sem receio", afirmou Riva.

Publicidade

Nesta quarta, o jogador participou dos treinos com bola e impressionou o técnico Evaristo de Macedo. Com isso, há possibilidade do jogador ficar no banco de reservas no domingo contra o Flamengo, porém somente no sábado ocorrerá a confirmação.