Wellington Paulista balançou a rede pela última vez em maio do ano passado| Foto: Alexandre Lops/Divulgação Internacional

O Coritiba espera confirmar oficialmente hoje o atacante Wellington Paulista como o principal reforço para a temporada 2015. O jogador de 30 anos, emprestado pelo Internacional, terá a difícil missão de acabar com a instabilidade da camisa 9 alviverde e também de interromper os altos e baixos da própria carreira.

CARREGANDO :)

INFOGRÁFICO: Confira alguns números do atacante nos últimos anos

O torcedor do Coxa está carente de um "matador". Keirrison, artilheiro do Paranaense e do Brasileiro em 2008, e o argentino Ariel Nahuelpán, principal goleador do Estadual de 2010, foram os últimos centroavantes que corresponderam às expectativas das arquibancadas.

Publicidade

Bill, o atacante do time que chegou ao recorde de 24 vitórias consecutivas em 2011, era irregular. Deivid, aposta do clube nos dois anos seguintes, chegou a atender aos anseios dos alviverdes em alguns momentos, como quando marcou 8 gols nos 13 últimos jogos do Brasileiro de 2012, mas foi atrapalhado por lesões. Os salários atrasados também influenciaram no rendimento do atleta, que entrou na Justiça contra o Coritiba.

No ano passado, o camaronês Joel se destacou no returno do Brasileiro, mas não houve nem tempo para os coxas-brancas se acostumarem com ele. Já em dezembro, foi negociado com o Cruzeiro.

Agora chegou a vez de Wellington Paulista. "Ele está tranquilo, esperando para se apresentar. Já é um jogador experiente", contou o empresário do atleta, Alexandre Oliveira. Ele explicou que um acerto na documentação entre os clubes impede o negócio de ser oficializado. "Amanhã [hoje] provavelmente ele deve chegar a Curitiba, mas pode ficar para quarta", admite.

Ao desembarcar, Wellington terá de lidar com os questionamentos relacionados à própria instabilidade na carreira. O faro de gol anda desajustado. O último gol dele foi anotado em 28 de maio do ano passado, na partida entre Inter e Chapecoense, ainda no primeiro turno do Brasileiro. Desde então, são 251 dias sem balançar a rede.

Nos últimos anos, ele registrou o melhor desempenho em passagens pelo Cruzeiro, em 2009 e 2012, com praticamente um gol a cada duas partidas. No entanto, na própria Raposa ele chegou a acumular um jejum de três meses sem marcar. No Criciúma, em 2013, também sofreu com um período de dois meses sem comemorar. Histórico para ser esquecido no Alto da Glória.

Publicidade

O primeiro passo do novo atacante alviverde – que também teve uma passagem sem gols pelo Paraná em 2004 e 2005 – é superar a concorrência interna para ser titular. O principal "adversário" é o prata da casa Rafhael Lucas, de 22 anos. A revelação coxa-branca se destacou na pré-temporada e marcou dois gols na estreia da equipe no Paranaense, contra o Nacional, em Rolândia.