A Williams confirmou nesta segunda-feira que usará motores Cosworth na temporada 2006 do Mundial de Fórmula 1.
O anúncio marca o encerramento oficial da parceria que a escuderia inglesa mantinha com a monteadora alemã BMW desde 1998. Recentemente, a BMW comprou a Sauber e vai formar sua própria equipe de F1.
- A Cosworth, que até novembro passado pertencia à empresa americana Ford, é uma autoridade mundial em motores de oito cilindros com configuração em V. O ano que vem será o começo de uma nova etapa, após 16 anos de motores de 10 cilindros, devido à nova norma - afirmou Frank Williams, manda-chuva da Williams.
A Fórmula 1 passará por mudanças na próxima temporada. Os motores de três litros e 10 cilindros em V serão substituídos por motores de 2,4 litros com 8 cilindros, também em V.
A medida busca diminuir a velocidade máxima dos carros, para favorecer as ultrapassagens e a competitividade, e reduzir as milionárias despesas das equipes. As escuderias serão obrigadas a correr com este tipo de motor, salvo raras exceções.
A Cosworth já forneceu motores à equipe RBR ao longo deste ano, mas esta equipe correrá no ano que vem com motores da Ferrari. Em 2006, a empresa também será fornecedora da equipe Minardi, mas, neste caso, só dos motores de 10 cilindros.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”