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Os sistemas funcionam como um autocuidado, mas não servem como diagnóstico.

Chatbot

Está com sintomas? 5 apps e sites dão orientação em casos suspeitos de Covid-19

Aléxia Saraiva, com colaboração de Millena Prado
31/03/2020 19:23
A tecnologia está se provando uma grande aliada da saúde no momento de buscar orientações sobre o novo coronavírus. Os chatbots, chats criados com inteligência artificial que dão respostas automáticas a partir de um banco de dados, é parte dessa linha de ataque à Covid-19 com orientações a pacientes que têm sintomas similares aos da doença.
A partir de uma série de perguntas que a ferramenta faz ao usuário, ela ajuda a orientá-lo a buscar um médico dependendo do quadro de sintomas que ele apresenta. É importante ressaltar que o sistema não substitui a consulta médica, não realiza um diagnóstico e não prescreve tratamentos - apenas vai ajudar o paciente a decidir qual é seu próximo passo.
"A gente consegue ajudar a pessoa a tomar uma decisão do tipo "será que eu vou ao médico agora ou será que eu espero até amanhã?"", explica Cassyano Correr, farmacêutico e CEO da Clinicarx, uma das startups que disponibiliza o chatbot. “Nós ajudamos o paciente a identificar quais as chances dos sintomas serem [relativos ao novo] coronavírus. Ele é uma ferramenta de autocuidado muito mais específica do que abrir um site ler um artigo: ele é mais interativo e, portanto, consegue ser mais assertivo nesta orientação".
O GazzConecta selecionou cinco ferramentas de autoavaliação disponíveis para o atendimento de usuários. São elas o WhatsApp e o aplicativo do Ministério da Saúde, o WhatsApp da Organização Mundial da Saúde (OMS), o chatbot da Clinicarx e o Teste do Corona, desenvolvido pela startup Triágil.

O aplicativo desenvolvido e disponibilizado pelo Ministério da Saúde faz a avaliação dos sintomas relatados pelos usuários do aplicativo através de seis perguntas. O sistema está disponível para celulares Android e IOS e oferece ainda um mapa com as unidades de saúde mais próximas.

O chatbot desenvolvido pela Clinicarx funciona como um questionário de sintomas, a partir do qual o sistema indica a probabilidade de ser o novo coronavírus e em quais casos o paciente precisa ou não procurar atendimento médico imediato.

O WhatsApp do Ministério da Saúde oferece uma série de opções onde o usuário pode receber informações sobre transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico, isolamento domiciliar, tratamento, as ações do país e até uma opção que revela notícias falsas que estão sendo compartilhadas, e as desmentem.

Ministério da Saúde: (61) 9938-0031

A Organização Mundial da Saúde também disponibiliza um meio de comunicação para os idiomas árabe, francês e espanhol. Para tirar dúvidas, basta adicionar o contato e enviar uma mensagem para o número.

Organização Mundial da Saúde: +41 22 501 76 90

O site oferece uma avaliação online e permite que o paciente acompanhe os sintomas dia a dia e, assim como as outras plataformas, orienta qual a hora certa de ir até o hospital.

O questionário reúne 14 perguntas sobre os sintomas e do histórico clinico do usuário. Ao fazer a avaliação, o paciente deixa seu telefone e diariamente recebe uma mensagem para que avalie diariamente seu quadro clínico.

O sistema foi desenvolvido pela Triágil, uma startup de saúde que orienta e acompanha pacientes durante o tratamento de diferentes doenças. Com a iniciativa o objetivo da startup que é pelo menos 80% dos pacientes suspeitos que não são de risco não se exponham em hospitais.

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