Ecossistema de Inovação
Agenda: desafios, prêmios e programas para startups com inscrições abertas
O Digitalks Expo 2022, principal evento de negócios digitais do País, volta ao formato presencial com 12 auditórios e cinco eventos simultâneos. A 13ª edição do evento, que será realizada no São Paulo Expo nos dias 24 e 25 de agosto, vai reunir mais de 350 palestrantes e discutir as principais novidades e tendências da economia digital. Mais informações e inscrições pelo site.
Um ecossistema local mais consciente, inovador e engajado com o desenvolvimento sustentável como força motriz para as novas economias é o tema da segunda edição do evento "Curitiba mais Consciente", que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, na INOVA - Business School, em Curitiba (PR). O evento terá palestras, talks, painel de cases e workshops e é direcionado a empresários, investidores, organizações com e sem fins lucrativos, empreendedores, estudantes, professores, lideranças, entre outros, interessados em conhecer um pouco mais sobre capitalismo consciente, as boas práticas das Agendas 2030, ESG e a nova economia. Inscrições pelo link.
Novos negócios, sinergia e, claro, novas amizades. Tudo isso, ao som de boa música e em tons descontraídos, é o que promete a primeira edição do Happy Tech, evento organizado pelo Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná e que conta com o apoio de alguns segmentos do setor. A primeira ação está marcada para o dia 16 de agosto e a expectativa dos organizadores é de que ela entre para o calendário, se tornando uma agenda mensal de encontro entre os empresários. O Happy Tech espera reunir até 300 convidados. Para participar, é preciso inscrever-se em um link. O investimento é de R$ 30 e dá direito a dois chopps, uma noite agradável e bem-humorada: o evento terá um convidado especial, o apresentador e humorista Zico Lamour, que fará um show de stand-up e imitações. Inscrição pelo link (vagas limitadas).
Nos dias 25 e 26 de agosto, o evento EO Connecta Brasil acontecerá em Curitiba, e reunirá empresários membros da EO (Entrepreneur’s Organization) de várias cidades brasileiras e convidados especiais. O evento será composto por palestras exclusivas com personalidades e empresários locais, painéis de discussão sobre vários assuntos e apresentações de cases, sempre focando nas iniciativas e resultados inovadores alcançados. A EO Entrepreneur’s Organization é a maior e mais influente rede peer to peer global de empreendedores. Uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 1987 nos Estados Unidos. Presente no Brasil desde 2013 e em Curitiba desde 2018. Possui hoje mais de 16.500 membros, em mais de 62 países ao redor do mundo. Para saber mais sobre a EO, acesse o site.
A Opentech, empresa de tecnologia especializada em soluções em gerenciamento de risco e logística, em parceria com a Fusion e a Praxio promove nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o Open Connect. Com o objetivo de discutir a importância da tecnologia para logística e sua função estratégica para a economia do país, competitividade das empresas e desenvolvimento dos negócios, o evento vai reunir mais de 10 profissionais das maiores e mais conceituadas empresas do segmento de forma 100% online. Dentre eles: José Amaral, Gerente de Logística da JBS, Reginaldo Debrino, Gerente de Operações do Mercado Livre, Doriedson Antunes, Gerente de Logística da C&A, e Bruno Lotfi, CCO da Opentech. Para conferir toda a programação e garantir a participação no evento basta acessar a página oficial.
A Mimo Lives Sales, plataforma de live commerce na América Latina, apresentará juntamente com a Adobe na próxima terça-feira (16), a partir das 10h, a Webinar ‘Por que você precisa inserir live commerce na sua estratégia de vendas?’. O bate-papo será comandado pelo Diretor de Contas na Adobe, Raul Braga e pela CEO e cofundadora da Mimo, Monique Lima. O evento abordará a relevância do live commerce nas vendas online, sendo um excelente aliado às marcas. Inscrições pelo link.
A dataRain, empresa 100% orientada à computação em nuvem, e um dos parceiros da Amazon Web Services (AWS) no Brasil, realiza nesta terça-feira, dia 16, às 15 horas, o webinar gratuito: “Transforme sua organização com a nuvem AWS através do 5G”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do link. Os participantes recebem certificado de participação, além de concorrerem a uma Alexa Echo Dot 4ª Geração.
No próximo dia 17 de agosto estreia a primeira edição do Construção Brasil, um evento online e gratuito que reúne nomes como: Bruno Lessa, do Portal VGV; Rubia Moreira da MPD; Emílio Fugazza, da Eztec; Marcos Caielli, da B3; Flavio Picci, da Lean Institute; Roberta Bigucci, da Mbigucci e Stephane Domeneghini, da FG Empreendimentos; Roberto Souza (Bob), do CTE; Marcus Granadeiro e Renata Brasil, da Leica Geosystem e Construtivo; Mario Yamazaki, Digital Influencer e Construtor; Fausto Bianco da Econ; Taize Salermo da Trisul; Rodrigo Cagali da Mitre; além de Felipe da Cassol; Paulo Oliveira da Aratau; Bruno Balbinot da Ambar e Nelson Zanocelo da Saint Gobain. Para participar é preciso se inscrever no link.
A Telco Transformation LATAM é um evento organizado pela Conecta Latam, empresa brasileira especializada na criação de eventos líderes nos setores de telecomunicações e tecnologia para América Latina O evento do Rio de Janeiro, a ser realizado nos dias 17 e 18 de agosto, reunirá mais de 400 executivos e mais de 100 palestrantes de operadoras, entidades reguladoras, analistas, fornecedores, representantes de entidades governamentais e outros players relevantes do setor. Entre os principais temas que serão discutidos no evento estão a rota 5G, desafios, oportunidades e avanços na implantação de redes, seu crescimento exponencial, cibersegurança, IoT, inteligência artificial, tendências em analytics, telecomunicações em nuvem e ecossistemas de serviços interconectados. Inscrições pelo link.
Reconhecido em sua primeira edição – em janeiro de 2022 - como o maior e mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week confirma sua nova data – de 08 a 11 de novembro deste ano, no Píer Mauá. A agenda vai reunir mais de 700 palestrantes, mais de 200 empresas expositoras, pitch de startups, debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade. Entre os key speakers confirmados estão Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; o publicitário Nizan Guanaes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan Cockerel, que foi VP da Disney World; Spike Lee, cineasta; Camila Farani, presidente da G2 Capital, investidora e empreendedora; Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício; Bianca “Boca Rosa”, empresária e influenciadora digital; e Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”. As inscrições já estão abertas e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site.
A inovação e a competitividade são o que mantém empresas vivas. E atualmente ambas refletem a realidade imposta por um mercado globalizado, e por mais que pareça extremo, empresas que não inovam independentemente do seu porte, muito provavelmente têm seus dias contados e verão a concorrência tomar o seu lugar. Para debater esse assunto, o doutor e mestre em Gestão e Inovação pela Coppe/UFRJ, Rodrigo Carvalho, irá apresentar, no dia 25 de agosto, durante o próximo Café com Franquia da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), a palestra: “O fenômeno da inovação e a relação com a dinâmica competitiva”. O evento será realizado presencialmente na sede da ABF Rio a partir das 9h e terá como objetivo debater e pensar as capacidades de inovação, mostrar que é preciso que as empresas inovem continuamente para otimizar suas práticas e melhorar seu posicionamento no mercado. Para isso, a inovação precisa fazer parte da cultura da organização.
A transformação tecnológica de ponta a ponta na cadeia Health e seu impacto nos diversos setores da economia são temas da HealthTech Conferece, evento promovido pela plataforma de inovação Distrito e que acontece no dia 31 de agosto, de forma online. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas no site. Durante o evento, os principais especialistas do mercado vão traçar um panorama das tecnologias e dos processos inovadores que estão transformando a saúde, além de abordarem quais serão os próximos passos desse processo.
A plataforma Impactos Positivos recebe até o dia 31 de agosto, gratuitamente, as inscrições nas categorias negócios de impacto (empresas e projetos) e ecossistema de impacto (organizações, setor público, comunidades e outros stakeholders). Após o período de votação e apuração, os vencedores em cada categoria serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 30 de novembro. Criado em 2020, o Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”, reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Tem como patrocinador o Sebrae Nacional, parceiro institucional a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoiadores as organizações Assis e Mendes, Capitalismo Consciente, Gonew.co, Humanizadas, Innov8, Instituto da Transformação Digital e Pinho Pinheiro. Há um vídeo que explica como participar. Inscrições pelo site.
As inscrições para o Programa de Incubação do Biopark, em parceria com o Sebrae, foram prorrogadas até o dia 21 de agosto. Podem participar empreendimentos de todo o país -- preferencialmente microempresas e empresas de pequeno porte que tenham CNPJ ativo no momento da inscrição e que apresentem projetos inovadores em fase de protótipo, validação ou comercialização com base nos eixos agro, tecnologia da informação ou saúde (humana ou animal). As inscrições devem ser feitas pelo site oficial. O Biopark, localizado em Toledo (PR) é um parque tecnológico com 131 empresas, formado por um ecossistema de negócios e desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Conta com um centro de pesquisas com dezenas de laboratórios e um polo educacional que abrange desde a iniciação científica para crianças ao ensino universitário. O programa selecionará até 15 projetos. Cada um dos negócios escolhidos receberá investimento de R$ 33 mil em seis parcelas mensais de R$ 5,5 mil, totalizando a quantia de aproximadamente R$ 500 mil. Além disso, contarão com mentorias e trilhas de desenvolvimento ofertadas pelo Biopark e pelo Sebrae.
A Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, lança seu terceiro batch de aceleração de startups em parceria com a Randon Ventures e apoio da Liga Ventures. O tema deste programa é logtech, uma das três verticais de atuação da Gerdau Next, e visa soluções inovadoras e oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain. Startups de logística e supply chain que tenham soluções validadas nas temáticas do programa e estejam interessadas em participar deste 3º batch da Gerdau Next Ventures têm até o dia 4/9 para se inscrever no site. Serão selecionadas até seis startups para o programa de aceleração, que contará com a mentoria de executivos da Gerdau e das Empresas Randon. A divulgação das empresas selecionadas ocorre em outubro.
A ShiftT, aceleradora de startups da multinacional brasileira TUPY, abre o segundo ciclo de aceleração de startups, com inscrições até o dia 31 de agosto pelo site. Podem participar startups que se encaixem nas seguintes frentes: Sinergia com o Negócio: soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da Tupy; Desenvolvimento Sustentável: negócios economicamente viáveis, que promovam impacto socioambiental positivo; Digital e Indústria 4.0: geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes, que impulsionem a jornada de transformação digital da Tupy; e Modelos de Negócios Inovadores: iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor da Tupy.
A WOW Aceleradora, aceleradora do Brasil composta por uma rede de mais de 300 investidores-anjo, anuncia a abertura da 23ª rodada de aceleração de startups. Novos negócios de todo o Brasil e de qualquer setor do mercado podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo até o dia 5 de setembro. Remoto, o programa de aceleração é desenvolvido para impulsionar as startups na validação de product-market fit e estruturação de crescimento, sempre de acordo com a maturidade e estágio de cada startup. Os empreendedores concorrem a um investimento inicial de até R$ 300 mil por equity definido em rodada futura, além do apoio da equipe da WOW para estruturação de novas rodadas. A WOW disponibiliza mentorias, trilha de workshops, networking com ampla rede de contatos, acompanhamento constante e acesso a ferramentas como parte do investimento de capital intelectual, conhecido como smart money.
A Meta Ventures, Corporate Venture Capital da Meta, lança a 3ª edição do Bring Your SaaS, iniciativa com foco em selecionar e reconhecer startups com alto potencial de crescimento. O desafio contempla organizações de todo o Brasil que tenham modelos de negócio SaaS, orientados ao mercado B2B ou B2B2C. As inscrições estão abertas até 22 de agosto por meio do site.
O maior programa de Inovação Aberta no mercado da construção civil, Vedacit Labs, está com inscrições abertas até dia 2 de setembro. A iniciativa conecta novas soluções que desejam inovar o setor a grandes clientes por meio da Trutec, ecossistema referência em tecnologia e inovação no mercado. As startups selecionadas terão a oportunidade de receber investimentos para aplicação dos projetos-pilotos em beta-testers (empresas de referência no mercado parceiras do programa), mentorias com executivos de alta liderança especialistas em diversas áreas de negócio, poderão também ampliar seu networking, conectando-se com grandes construtoras e incorporadoras, além da possibilidade de serem convidadas a integrarem o portfólio de soluções da Trutec. Mais informações no site.
A Reckitt Hygiene Comercial, parte do Grupo Reckitt -- multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição e dona de marcas como Veja, Vanish e SBP -- lançou a Aceleradora de Impacto Reckitt, por meio da marca Harpic. O programa, que teve as inscrições prorrogadas, selecionará seis negócios focados em inovações e em soluções para os principais desafios de acesso à água, ao saneamento e à higiene adequados no Brasil. Esses negócios receberão mentorias especializadas, facilitadas pela Yunus Negócios Sociais, e também por colaboradores voluntários da Reckitt Hygiene Comercial, que compartilharão seus conhecimentos e experiências em diversas áreas. O programa busca negócios com foco em mulheres e meninas, principalmente devido a pobreza menstrual, e nas populações que vivem em áreas remotas, rurais e em alta vulnerabilidade social. Após a conclusão do processo de mentoria, os negócios receberão um aporte financeiro no total de 50 mil libras (cerca de R$ 300 mil), a serem distribuídos entre os projetos que participarem do programa até o final. As inscrições, que foram abertas no final de julho de 2022, foram prorrogadas até o dia 22de agosto e podem ser feitas no link.
As inscrições estão abertas para o Desafio BeFly Techday, até o dia 23 de agosto. Com seleção a cargo da plataforma de inovação Distrito, o Desafio é uma competição de pitchs que vai premiar com R$100 mil startups com projetos de inovação na área de Turismo. Serão analisadas startups nas fases: Ideação, MVP, Operação e Growth. Dentre os inscritos, serão selecionados 4 finalistas. E o vencedor, além do prêmio de R$100 mil, terá a possibilidade de desenvolver projetos com a BeFly. Mais informações pelo site.
A Huawei, multinacional em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promove a 8ª edição do programa Seeds for the Future no Brasil, a fim de inspirar jovens talentos para ingressarem no mercado de TIC. A empresa acredita que a educação e a capacitação são essenciais para o desenvolvimento digital do país. As inscrições para o programa serão abertas até o dia 21 de agosto. A 8ª edição do Seeds for the Future ocorrerá entre os dias 13 e 20 de setembro. Além de serem selecionados alunos das universidades parceiras da Huawei ICT Academy -- as quais tem acesso a cursos de capacitação em Cloud, IoT, Inteligência Artificial e 5G para preparar os alunos para atuarem na indústria 4.0, impulsionando a transformação digital do país - o programa também será aberto para alunos que não são de instituições parceiras da Huawei ICT Academy. Podem se inscrever todos os alunos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos com excelentes registros acadêmicos e grande interesse na indústria de TIC e na China, com bom nível de inglês, e com disposição para participar de projetos em grupo em uma competição global. O aluno deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior ou técnico, de graduação ou pós nas áreas de tecnologia e engenharias. As inscrições podem ser realizadas por meio do link de inscrição. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site.
O Senac Paraná está disponibilizando mais de 1.400 vagas gratuitas para as empresas paranaenses qualificarem seus funcionários, por meio do Senac Empresas. Iniciativa nacional do Senac, o projeto oferece uma plataforma exclusiva para as empresas, com a oferta de soluções educacionais do Programa Senac de Gratuidade (PSG), alinhadas às demandas do comércio de bens, serviços e turismo. Pela plataforma, a empresa interessada pode consultar os cursos gratuitos disponíveis e fazer a indicação do trabalhador para a turma escolhida. O programa oferece diversas opções de cursos nas áreas de comércio, gastronomia e tecnologia da informação, à distância e presenciais. Neste momento, para as empresas do Paraná, estão disponíveis cursos como Confeitaria para restaurantes, Boas práticas para serviços de alimentação, Confeitaria sem açúcar, Preparo de pizzas e Mídias sociais para serviços de A&, Análise de perfil de consumidor, A arte de se comunicar e vender mais, Aspectos legais do atendimento ao cliente, Experiência do cliente no ponto de vendas, Estratégias de negociação com fornecedores, Ferramentas de marketing digital, Liderança coach, Desenvolvimento de equipes, Metodologia ágil e Design Thinking, Lógica de programação, entre outros. Para participar, basta a empresa se cadastrar na plataforma, disponível no site.
A AEVO, empresa brasileira de tecnologia para a gestão da inovação, está com vagas abertas e inscrições liberadas para o Banco de Talentos. As posições são para Executivo de Contas e Estágio em Pré-Vendas, no modelo de trabalho remoto. As soluções da empresa auxiliam a impulsionar a inovação em mais de 150 médias e grandes empresas, como VALE, ArcelorMittal, BASF e Nestlé e são usadas por 400 mil colaboradores em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até 12/08 e podem ser realizadas por meio deste link.
A fintech CondoConta, banco especializado para condomínios, está com vagas em aberto para atuação remota. Algumas das vagas são para Analista de BI JR, Analista de Customer Success, Digital Marketing Assistant e Gestor de Tráfego SR, além das diversas vagas afirmativas que auxiliam a startup a cumprir um de seus objetivos que é trazer diversidade ao time, com preferência para Pessoas com Deficiência (PCD), pessoas negras e mulheres desenvolvedoras. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
A empresa de assinatura digital e eletrônica D4Sign, tem quatro vagas abertas. As oportunidades são para Analista de Customer Experience Junior, Analista de Business Intelligence, Design UX/UI e Analista de CRM. A atuação será no modelo híbrido com escritório em São Paulo, auxílio home office, e benefícios como 14º salário, day off no aniversário, massagem semanal, aulas de inglês e convênio médico. Para mais informações e candidaturas, basta mandar um e-mail para vagas@d4sign.com.br com o título da vaga no assunto.
A S2Pets, retailtech que usa tecnologia para auxiliar pet shops de bairro a ganhar escala, produtividade e aumentar as vendas, está com vagas presenciais abertas para São Paulo. Os cargos são para Analista de Implementação e SDR. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
A Linx, empresa de tecnologia para o varejo, anuncia a abertura de 156 vagas para áreas de tecnologia, produtos e comercial em diversos estados do Brasil, com concentração para o escritório sede, em São Paulo. A candidatura dos interessados para essas e outras oportunidades pode ser feita por meio dessa página da Linx ou pelo LinkedIn da empresa.
A Atos tem cerca de 300 vagas abertas para as áreas de Service Desk, Suporte On Site, Programação de Software e SAP. Com sede em São Paulo (SP) e com um Centro de Inovação e Tecnologia, recém reinaugurado em Londrina (PR), a companhia procura, principalmente, por profissionais de tecnologia, como Analistas de Service Desk, Desenvolvedores de software, Consultores em SAP, Consultores de negócios e Gerentes de projetos. O processo seletivo inclui a análise do currículo, entrevistas e, em alguns casos, testes relacionados à área. Além disso, parte das oportunidades são em modelo de trabalho remoto, permitindo o recrutamento de profissionais do Brasil todo. Todas as vagas e mais informações estão disponíveis no linkedin da empresa.
A Somar Diversidade, consultoria especializada em promoção de inclusão e diversidade nas organizações, busca 10 profissionais para o cargo de desenvolvedor em uma multinacional do setor de tecnologia. As posições são nas áreas de Java, Node, Angular, .Net, Cobol e outras. Assistência médica e odontológica, auxílio-academia, vale-refeição, auxílio creche e previdência privada são alguns dos benefícios. É necessária a formação técnica ou superior na área de Tecnologia da Informação (TI). Candidaturas pelo link.
A Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, inicia hoje a 16ª edição do programa Recruta Stone. As inscrições para o processo seletivo vão até dia 13 de setembro e serão ofertadas vagas sem qualquer tipo de pré-requisito, para candidatos de diversos perfis, nas empresas do grupo Stone Co. Realizado desde 2014, a única exigência é que o candidato demonstre forte alinhamento cultural com a companhia.
Neste sábado, dia 20 de agosto, a XP traz seu processo seletivo presencial, o XDay, para o Paraná com o intuito de contratar novos talentos na região Sul. A ação acontecerá também de forma inédita em outros estados do país ao longo do segundo semestre. Trata-se de um dia em que candidatos têm a oportunidade de participar de dinâmicas e entrevistas com líderes da empresa; os selecionados recebem ofertas de contratação logo após o encontro. Ao todo serão abertas 480 vagas em regiões estratégicas para a XP. São em torno de 15 a 20 posições por estado, atuando sempre de forma direcionada para a diversidade, 50% das vagas são afirmativas, e para dar oportunidade para quem deseja iniciar sua trajetória profissional ou mudar de área. No Paraná, o XDay acontece neste sábado, dia 20 de agosto, na Casa de Pedra (R. Presidente Taunay, 130). Para participar, os interessados em se tornarem assessores de investimentos podem se candidatar do XDay em sua região. Para mais informações sobre o processo seletivo, basta acessar o link. Antes da etapa presencial, os participantes devem realizar um teste para medir aspectos culturais e gravar um vídeo de apresentação.