IBM 5 in 5
IBM lista 5 tecnologias capazes de mudar o mundo que serão criadas nos próximos 5 anos
O papel da IBM neste ciclo é criar soluções em computação e inteligência artificial (IA) de modo a acelerar combinações químicas e novas descobertas, preenchendo com a tecnologia algumas lacunas do conhecimento humano.
Para Curioni e Guarini, este processo turbinará o progresso da ciência, fazendo com que novas descobertas sejam feitas não só apenas através da "coincidência, sorte e acaso, e partindo para uma condição de confiança calculada".
Acertos prévios da 5 in 5
Para IBM, a capacidade de retirar o dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo de forma a reduzir os impactos no clima ou transformar essa substância em algo útil para o planeta será um dos principais focos em investimentos até 2025.
"O objetivo é tornar a captura e reutilização de CO2 eficiente o suficiente para que haja uma escala global. Com isso, podermos reduzir significativamente o nível de CO2 prejudicial na atmosfera e, em última instância, desacelerar as mudanças climáticas", escreve a companhia.
A multinacional acredita que será primodial encontrar maneiras de tornar a agricultura não só mais saudável, como também produtiva para alimentar a crescente população.
"Nos próximos cinco anos, replicaremos a capacidade da natureza de converter o nitrogênio do solo em fertilizante rico em nitrato, alimentando o mundo e reduzindo o impacto ambiental dos fertilizantes. Apresentaremos uma solução inovadora para permitir a fixação de nitrogênio em uma escala sustentável que ajudará a alimentar a população mundial que se encontra em rápido crescimento".
"Nos próximos cinco anos, descobriremos novos materiais para o desenvolvimento de baterias mais seguras e com menor impacto ambiental, capazes de suportar uma rede de energia baseada em fontes renováveis", prevê a IBM. "Muitas fontes de energia renováveis são intermitentes e requerem armazenamento. O uso de inteligência artificial e computação quântica resultará em baterias construídas com materiais mais seguros e eficientes para um melhor desempenho."
Outra previsão da companhia é o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, prevenção e contenção de pandemias em escalas globais, uma urgência demonstrada pela Covid-19. "Uma combinação de inteligência artificial, analytics e dados pode ajudar potencialmente na análise rápida de evidências médicas, sugerindo caminhos para reaproveitamento de medicamentos e acelerando testes clínicos. No futuro, essas ferramentas podem ter ampla adoção em todos os setores, tornando-se efetivamente um dos meios de respondermos rapidamente a vírus globais potencialmente fatais".
Para a IBM, o futuro em curto prazo trará avanços na fabricação de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. "Os cientistas irão adotar uma nova abordagem para o design de materiais que permita à indústria de tecnologia produzir mais rapidamente materiais sustentáveis para a produção de semicondutores e dispositivos eletrônicos", encerra a multinacional.