Thumbnail

IBM 5 in 5

IBM lista 5 tecnologias capazes de mudar o mundo que serão criadas nos próximos 5 anos

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
25/09/2020 17:56
Cinco tecnologias e novos materiais que deverão ser desenvolvidos nos próximos cinco anos e serão capazes de mudar a sociedade e a forma como fazemos negócios foram apontados, nesta semana, pela IBM. A lista IBM 5 in 5 deste ano focou especialmente em design de materiais que promoverão a boa saúde e energia limpa, bem como o fortalecimento da sustentabilidade, combate a ação climática e produção responsável — alinhados com os apelos da Organização das Nações Unidas em prol de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O anúncio foi feito no blog oficial da IBM pelo diretor do laboratório de pesquisas europeu e africano da multinacional, Alessandro Curioni, e a vice-presidente da IBM Impact Science, Kathryn Guarini.
O papel da IBM neste ciclo é criar soluções em computação e inteligência artificial (IA) de modo a acelerar combinações químicas e novas descobertas, preenchendo com a tecnologia algumas lacunas do conhecimento humano.
De acordo com os diretores da companhia, o processo de descobrimento de novos materiais leva em média uma década e tem um custo que gira entre US$ 10 milhões e US$ 100 milhões. Neste cenário, a missão da IBM seria cortar 90% dos custos de novas descobertas e reduzir pela metade o tempo de pesquisa através da computação.
"Primeiro, a IA consolidará todo o conhecimento da humanidade em um tópico específico. Então, os supercomputadores e, por fim, as simulações quânticas preencherão lacunas de conhecimento. Usando dados do passado capturados pela IA, criaremos modelos para gerar hipóteses sobre os novos materiais necessários para enfrentar esse desafios. Por fim, automatizaremos a fabricação e o teste desses materiais com a ajuda de tecnologias em nuvem", explicam os diretores da IBM.
Para Curioni e Guarini, este processo turbinará o progresso da ciência, fazendo com que novas descobertas sejam feitas não só apenas através da "coincidência, sorte e acaso, e partindo para uma condição de confiança calculada".

Acertos prévios da 5 in 5

Como exemplos de avanços premeditados pela companhia nos últimos anos, a IBM lembra da lista 5 in 5 do ano passado, na qual tecnologias capazes de reciclar o plástico de forma mais eficiente foram um dos itens citados.
Na ocasião, a companhia anunciou seu envolvimento no projeto VolCat, um catalisador orgânico com poder de "digerir" plástico em transformá-lo em um pó branco, que pode ser reutilizado na produção PET de forma mais eficiente do que a reciclagem comum. Atualmente, a IBM está buscando parceiros industriais para projetar e operar uma planta piloto baseada no processo VolCat, para provar a viabilidade econômica do projeto.
Conheça as cinco tecnologias listadas pela IBM em 2020:

Para IBM, a capacidade de retirar o dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo de forma a reduzir os impactos no clima ou transformar essa substância em algo útil para o planeta será um dos principais focos em investimentos até 2025.

"O objetivo é tornar a captura e reutilização de CO2 eficiente o suficiente para que haja uma escala global. Com isso, podermos reduzir significativamente o nível de CO2 prejudicial na atmosfera e, em última instância, desacelerar as mudanças climáticas", escreve a companhia.

A multinacional acredita que será primodial encontrar maneiras de tornar a agricultura não só mais saudável, como também produtiva para alimentar a crescente população.

"Nos próximos cinco anos, replicaremos a capacidade da natureza de converter o nitrogênio do solo em fertilizante rico em nitrato, alimentando o mundo e reduzindo o impacto ambiental dos fertilizantes. Apresentaremos uma solução inovadora para permitir a fixação de nitrogênio em uma escala sustentável que ajudará a alimentar a população mundial que se encontra em rápido crescimento".

"Nos próximos cinco anos, descobriremos novos materiais para o desenvolvimento de baterias mais seguras e com menor impacto ambiental, capazes de suportar uma rede de energia baseada em fontes renováveis", prevê a IBM. "Muitas fontes de energia renováveis são intermitentes e requerem armazenamento. O uso de inteligência artificial e computação quântica resultará em baterias construídas com materiais mais seguros e eficientes para um melhor desempenho."

Outra previsão da companhia é o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, prevenção e contenção de pandemias em escalas globais, uma urgência demonstrada pela Covid-19. "Uma combinação de inteligência artificial, analytics e dados pode ajudar potencialmente na análise rápida de evidências médicas, sugerindo caminhos para reaproveitamento de medicamentos e acelerando testes clínicos. No futuro, essas ferramentas podem ter ampla adoção em todos os setores, tornando-se efetivamente um dos meios de respondermos rapidamente a vírus globais potencialmente fatais".

Para a IBM, o futuro em curto prazo trará avanços na fabricação de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. "Os cientistas irão adotar uma nova abordagem para o design de materiais que permita à indústria de tecnologia produzir mais rapidamente materiais sustentáveis para a produção de semicondutores e dispositivos eletrônicos", encerra a multinacional.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.