GazzConecta Explica
Qual a diferença entre startups e empresas comuns?
Geralmente, as startups apresentam ao mercado produtos e serviços inovadores e de base tecnológica.
Uma startup precisa atingir um grande número de clientes, no menor tempo possível e gastando o mínimo. Por isso, o negócio precisa ter capacidade de expansão e crescimento.
A produção/operação deve ser repetível sem precisar aumentar a necessidade de recursos humanos e financeiros empregados no projeto.
A startup deve conseguir atender às demandas de mercado ditadas pelos consumidores, além de se adaptar rapidamente às exigências e ao comportamento da sociedade.
Processo evolutivo de uma startup
A equipe começa a desenvolver a ideia de um produto/serviço inovador a partir das demandas do mercado.
Processo no qual a startup cria, desenvolve e planeja sua operação.
A startup deve elaborar um breve discurso que resuma seus objetivos e sua solução.
Elaboração de um modelo que representa visualmente o produto.
Elaboração de uma simulação do produto em uso.
É um teste simples da solução que está sendo proposta, uma versão do produto desenvolvida com pouco investimento e esforço e pela qual o consumidor pode aceitar pagar.
Essa fase é direcionada ao incremento do produto desenvolvido e ao crescimento da receita.
É a fase de estabilidade das receitas, na qual a startup para de dar prejuízo.
Mercado que demanda o produto em taxas mais altas, nas quais a startup não consegue atender.
Nessa última fase, o empreendedor pode acabar vendendo sua startup para uma empresa maior e, talvez, voltar a empreender em uma nova empreitada.
normalmente, passa a fazer parte de uma grande corporação ou pode abrir seu
capital na bolsa.
de Startups (Abstartups), as fases de uma empresa desse modelo não constituem
uma ciência exata.
geral, ela envolve processos de ideação, que é quando a ideia começa a sair do
papel; validação, que é a fase de teste dessa ideia; tração, que envolve
rodadas de investimentos e aportes financeiros; e scale-up, que é quando a
empresa atinge o ápice em receitas e crescimento.
Aceleração de startups
startups são conhecidas como aceleradoras. Elas visam promover estabilidade e
agilidade aos negócios que estão começando.
empresas para quebrarem a barreira de break-even e conseguirem ganhar o
mercado. Dentro desse processo, as aceleradoras oferecem ferramentas como
aporte financeiro, rede de contatos, mentorias, entre outras.
O grande objetivo é fazer com que as startups consigam crescer e se estabelecer no mercado de forma ágil e eficiente.