Descontos podem chegar a 50% do valor original oferecido pelas agências de turismo ou pelos próprios atrativos turísticos.| Foto: Divulgação/Ticket Loko

Foz do Iguaçu recebeu em 2016 mais de 1,8 milhão de turistas. A cidade, na região oeste do Paraná, é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil, segundo pesquisa do Ministério do Turismo – atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ) e de Florianópolis (SC). A Ticket Loko, uma startup para revenda de tickets e ingressos de passeios turísticos com descontos de última hora, viu aí um público potencial, já que 93% desses turistas chegavam à cidade sem uma organização prévia, apenas com o roteiro em mente e a vontade de conhecer as belezas da cidade. A ideia rendeu à empresa o Prêmio Top de Marketing ADVB 2017 na categoria Startup com o case “Iguassu – Revolução no Mercado de Turismo”. 

Na prática, o volume de turistas brasileiros e estrangeiros em Foz equivale a dizer que toda a população de Curitiba (com pouco mais de 1,8 milhão de habitantes) resolveu passar uns dias na cidade no ano passado. Porém, apenas 7% deles sairam da capital com o roteiro totalmente organizado e os bilhetes dos passeios comprados. O restante, cerca de 1,7 milhão, comprou tudo lá. 

E para atender a esses turistas, surgiu a proposta da Ticket Loko, com lojas espalhadas em pontos estratégicos de Foz do Iguaçu – entre shoppings e lojas de rua –, além do serviço delivery, que entrega os bilhetes nos hotéis ou endereços determinados pelos visitantes. 

Mas o grande atrativo do serviço é o preço, com descontos que podem chegar a 50% do valor original oferecido pelas agências de turismo ou pelos próprios atrativos turísticos, além da oferta de vouchers para os restaurantes da região. É o caso de um jantar com show latino-americano na Rafain Churrascaria, uma das mais tradicionais e procuradas pelos visitantes na cidade, que em um dia ofereceu 17% de desconto apenas com a apresentação do bilhete – e o valor individual passou de R$ 119 para R$ 98,77. 

O gerente de comunicação da Ticket Loko, Garon Piceli, conta que as lojas foram desenvolvidas seguindo os conceitos last minute, comum nos Estados Unidos. Em menos de dois anos, o empreendimento já conta com sete lojas espalhadas pela cidade – meta inicial superada em 150% para o primeiro ano – além de um faturamento três vezes superior ao esperado. 

Crescimento

Com 11 mil curtidas na fan page num período de 12 meses e uma média de 500 mil pessoas impactadas mensalmente, o Sebrae avaliou que a Ticket Loko está entre as empresas com os maiores potenciais de crescimento no estado do Paraná. 

Atualmente, as lojas do Ticket Loko oferecem bilhetes para a maioria dos atrativos de Foz do Iguaçu, além de vouchers de descontos para restaurantes. O objetivo, segundo o gerente de comunicação, é ampliar para o segmento de venda de shows e eventos. 

Mas os planos não param por aí e a empresa já está mirando outros mercados, como o das cidades vizinhas Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. 

Foz do Iguaçu tem hoje cerca de 260 mil habitantes e o turismo é uma das principais fontes de receita do município. Em 2012, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. 

Os outros dois finalistas da categoria startup, ao lado da Ticket Loko, foram a grife de streetwear Anjuss, com o case “Reposicionamento de marca”, e a Celero, uma empresa de gestão financeira, com o case “(Re)Construção de marca”.