Dividir as horas do dia entre trabalho, tarefas domésticas e família é um desafio para muitos. Mas, além disso, também é importante dedicar um momento para si mesmo. Afinal, quem não gosta de ficar off para aliviar o estresse do dia a dia?
![](/banner-desktop-haus.png)
Além de tornar o tempo no lar mais prazeroso, essas atividades podem ser grandes aliadas para o desenvolvimento de novas habilidades e até na criação de um novo negócio.
Mais do que apresentar um projeto exclusivo e personalizado, nesse novo cenário, foi preciso adaptar hobbies ao estilo e layout dos ambientes, com soluções inteligentes e integradas com a rotina dos moradores.
Confira alguns espaços desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores e apresentados no Anuário HAUS 2020.
Lazer e entretenimento
Hall, estar, sala de jogos e TV. Ambientes conectados que preenchem a parte social da casa e oferecem espaço para realização dos mais variados hobbies. A arquiteta Elis Horning projetou espaços de lazer leves e com personalidade para receber amigos e familiares.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/09/02164605/MatheusKaplun_Arq20_ElisHorning_CasaCM-18.jpg)
"Espaços que dialogam entre si, interligados por meio da composição de cores e materialidades permeiam todos os ambientes sociais. O desenho da marcenaria somado à escolha da mobília solta reforça a identidade e continuidade aos ambientes de lazer", explica.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/02164616/MatheusKaplun_Arq20_ElisHorning_CasaCM-20.jpg)
Na sala de jogos, um layout bem funcional libera espaços ao redor da mesa de sinuca, a protagonista do projeto. O pórtico sob medida abraça a mesa de cartas e cria espaço para um pequeno bar e cristaleira. Papel de parede e cortinas trazem o acolhimento e ajudam na acústica. A iluminação demarca os pontos de interesse e enfatiza a sutileza da gama de acabamentos que permeiam a paleta de cinza.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/02164623/MatheusKaplun_Arq20_ElisHorning_CasaCM-23.jpg)
Para brindar
A proposta da arquiteta Carla Kiss foi criar mais de um ambiente em um único espaço, fazendo a integração completa entre as áreas de hall de entrada, estar, jantar, sala de TV, adega, lareira, copa e cozinha. Além de uma área que pudesse receber perfeitamente os amigos dos moradores com uma área exclusiva para os vinhos e bar.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/09/02192200/FDS_kiss-arq-ap-fedechen_180116_112-2.jpg)
"Para isto o projeto utilizou peças e mobiliários que permitissem ambientes integrados, porém exercendo estas variadas funções. Para criar um ponto de destaque focal no ambiente a lareira recebeu um revestimento marcante e especial, o mármore italiano preto, que pode ser visto de todos os espaços desta área", conta a arquiteta.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/09/02192219/FDS_kiss-arq-ap-fedechen_180116_454-2.jpg)
Para degustar
Dar um up na residência e agregar novos espaços que contemplem seus gostos e hobbies é um ótimo motivo para reformar a casa. Para isso, a pedidos dos clientes, a arquiteta Viviane Busch projetou um ambiente destinado à degustação de vinhos e recebimento de convidados.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/01005047/vivianebusch-2.jpg)
Embora o universo do vinho tenha sido o ponto de partida, o projeto incorporou a modernidade do casal. Sobre uma lareira a álcool em Onix Verde Paquistano iluminado, um revestimento em madeira tipo demolição com logo de vinhos em baixo relevo elevou-se pelo pé direito duplo, com um jardim vertical e nichos de aço cortén de fundo em acrílico para abrigar grandes safras.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/01005117/vivianebusch-6.jpg)
À frente, criou-se um balcão curvo em Corian ladeado por banquetas em madeira e, na lateral, uma climatizadora de vinhos e frigobar duplos. Pela parede de quase 6 m de altura, sobe uma estante em estrutura metálica com vinhos e objetos selecionados.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/01005110/vivianebusch-5.jpg)
"O destaque do ambiente fica por conta do painel vertical em madeira, nichos para vinhos iluminados e vegetação. A coleção de apelo afetivo são os vinhos, que necessitaram da criação de um espaço especial", revela a arquiteta.
Para colecionar
O cliente é apaixonado por cores, carros esportivos e reunir os amigos. Então, a missão das arquitetas Giulia Piazza e Michelle Vilaça, da Vilarq Arquitetura e Interiores, foi repaginar uma garagem para transformá-la em espaço de living que contemplasse os hobbies do empresário. Além de projetar uma área externa e academia, em um espaço de 160 m².
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/02153626/Joel-Rocha_IMG_4588.2.jpg)
O ambiente não perdeu o DNA de garagem e incorporou uma Ferrari à decoração. Na sala, o veículo dialoga com outros elementos de coleção do empresário. A decoração viva e descontraída quebra a seriedade do luxo de um piano de calda preto.
![](https://static.revistahaus.com.br/revistahaus/2020/10/02153657/Marcelo-Almeida_DJI_0215-copy.jpg)
A obra traz uma paleta neutra como base e colorida nos acessórios. Nos fundos da casa, uma academia em madeira ganha privacidade, cercada pela vegetação natural do terreno.