Arquitetura
Arquitetura
Autor de obras emblemáticas em SP, arquiteto Gian Carlo Gasperini morre aos 93 anos

Foto: Divulgação/Aflalo/Gasperini Arquitetos
Autor da galeria Metrópole e do edifício Pauliceia, entre outros prédios emblemáticos na capital paulista, o arquiteto Gian Carlo Gasperini faleceu na noite desta quarta-feira (15), aos 93 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Na lista dos grandes nomes da arquitetura no Brasil, Gasperini nasceu em Nápoles, na Itália, e veio ao país no fim dos anos 1940, junto com a família, com refugiado de guerra. Aqui, concluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, onde também atuou como professor. No início dos anos 1960 fundou o escritório Croce, Aflalo & Gasperini, juntamente com Plinio Croce e Roberto Cláudio dos Santos Aflalo.

Contemporâneo de Oscar Niemeyer, Lucio Costa e outros profissionais igualmente reconhecidos na história da arquitetura brasileira, Gasperini tem nos supermercados Peg-Pag e Pão de Açúcar e nos edifícios Moreira Salles e Peugeot, em Buenos Aires, e no edifício-sede do Citibank outros de seus projetos de destaque.