Arquitetura
Cinco anos após tragédia na Boate Kiss, Santa Maria lança concurso para construir memorial às vítimas

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo | GAZETA
No último dia 27 a cidade gaúcha de Santa Maria lembrou com pesar a tragédia da Boate Kiss, que completou 5 anos. E aproveitou a data para lançar o concurso nacional de arquitetura para um memorial às 242 vítimas e mais de 600 sobreviventes. Será o primeiro certame financiado totalmente pela comunidade, que arrecadou mais de R$ 250 mil para o projeto.

A iniciativa é da Prefeitura de Santa Maria, da regional gaúcha do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). O projeto conta com apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

O memorial ficará no terreno onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas, 1.935.
“Esperamos que o memorial seja um espaço de memória, respeito e acolhimento. A realização do concurso permite que seja escolhida a melhor proposta, sempre obedecendo a critérios técnicos, mas que também atenda aos anseios dos pais, familiares e sobreviventes e que sintetize o desejo a comunidade de Santa Maria”, explica um dos organizadores do concurso, Tiago Holzmann.
Para acessar o edital e ter acesso a todas as informações, clique aqui. Os escritórios de arquitetura podem inscrever propostas até dia 19 de março. O resultado deve ser anunciado somente no dia 10 de abril, em evento público.