Decoração
Arquitetura
Como deixar a casa confortável para receber bem os convidados

Uma varanda concebida para o bem-estar dos moradores e para receber bem os convidados. | Carlos Piratininga
Fazer uma reunião ou festa em casa é um verdadeiro prazer e desafio ao mesmo tempo, pois o anfitrião se preocupa com muitos detalhes para receber bem os convidados. Mesmo em uma reunião pequena ou até inesperada, a intenção é fazer com que eles sintam-se em casa.

A construção de um projeto sempre precisa de um ponto de partida. Por isso, para receber bem os convidados, é muito importante saber qual é o seu estilo como anfitrião.
Há quem gosta de fazer churrasco, por exemplo, enquanto outras pessoas preferem preparar receitas mais elaboradas e drinks especiais para jantares ou almoços. A comida está sempre presente na pauta do receber bem, pois ela envolve as pessoas e permite que elas se juntem para confraternizar.
“A pessoa pode gostar de receber de todas as formas, não precisa ter um estilo específico. Mas é essa a pergunta que ela tem que fazer para si mesma: 'Como ela quer receber as pessoas em casa?' A partir daí, podemos começar a desenvolver o projeto”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Como organizar os móveis para receber convidados?
É importante ter lugares confortáveis para que os convidados possam se sentar, mas eles não precisam ser necessariamente sofás ou poltronas. Assim, também é possível acrescentar banquetas e pufes à decoração. Essas peças podem ser distribuídas de forma que fiquem acomodadas embaixo de um aparador, de uma mesinha ou mesa de centro.
“Algo que eu sempre falo a respeito do espaço para receber é a possibilidade de ter uma música ambiente, o que acho que é bem gostoso, como um sistema de som, um telão para transmitir um show bacana, um filme ou futebol”, ressalta a arquiteta.
A iluminação é outro elemento a ser pensado para receber bem os convidados em casa. Em uma reunião à noite, por exemplo, uma iluminação convidativa faz toda a diferença no momento deles confraternizarem, já que ela deixa as pessoas mais relaxadas.
Possuir um banheiro ou lavabo social é outro elemento primordial ao desenvolver um projeto para quem planeja receber convidados, pois eles evitam que a pessoa precise usar o banheiro da família.
“Quer queira, quer não, nós temos o nosso material de higiene, a nossa toalha e, às vezes, a visita não se sente confortável em utilizar as suas coisas. Então, ter um lavabo separado e que não misture os itens da família faz uma grande diferença no receber”, explica Cristiane.
Dicas para deixar o ambiente mais espaçoso
Ao pensar em receber bem os convidados em casa, o anfitrião precisa se preocupar com o ambiente. Para imóveis pequenos, versatilidade é a palavra de ordem.

“Poder unir e integrar os espaços de uma forma bem versátil é o segredo, porque assim você consegue receber mais pessoas”, destaca a especialista. Uma sala de estar que se integre à sala de jantar ou uma cozinha integrada à varanda gourmet pode ser uma boa sugestão para otimizar os cômodos e receber bem os convidados.
“O que eu considero primordial é que, ao integrar os espaços, a gente não deixe, por exemplo, um sofá de costas para o outro, o que não é simpático e não aproxima as pessoas”, comenta a arquiteta.
Por isso, é importante fazer com que os móveis sejam distribuídos de uma forma harmônica e equilibrada para tornar os ambientes mais agradáveis.
Projetos feitos para receber bem os convidados
O projeto Vila Maria, da arquiteta Cristiane Schiavoni, é um exemplo de uma casa que foi feita para receber bem os convidados. Ele foi desenvolvido para um casal jovem e cheio de amigos, que costuma preparar recepções para dez convidados ou mais.

Na sala, foi instalado um grande futon, mas o cômodo também poderia acomodar um sofá de 2 ou 3 lugares. A ideia de colocar o futon teve como objetivo propiciar que os convidados sintam-se mais confortáveis e tenham um lugar para conversar e descansar.
Logo em frente ao móvel, um bar foi deixado à disposição para que as pessoas possam se servir. O projeto também inclui uma adega e frigobar, permitindo que os anfitriões aproveitem ao máximo a oportunidade para receber bem os convidados.
Já a cozinha foi desenvolvido com muita originalidade. Ao invés de uma churrasqueira, o projeto inclui uma chapeira. Isso porque os proprietários gostam de preparar lanches, como o clássico hambúrguer, e outros pratos feitos na chapa. No ambiente, os anfitriões e convidados conseguem cozinhar, conversar e beber.
Como projetar a varanda para receber os convidados?

O projeto da varanda envolve um mobiliário versátil e evita que os convidados fiquem de costas uns para os outros. O ambiente foi idealizado da seguinte forma: durante o dia a dia, os moradores assistem TV. Porém, ao receber os convidados em casa, o encosto do sofá pode ser deslocado. Assim, ele fica pronto para ser posicionado em frente à mesa de jantar, a fim de permitir a interação entre as pessoas. Essa disposição dos móveis evita a situação antipática de algumas pessoas comendo enquanto outras permanecem de costas.
Ideias para a área externa
O projeto desta casa foi pensado inteiramente para receber bem os convidados. A churrasqueira foi desenvolvida para a rotina dos proprietários, que possuem o costume de receber visitas com certa frequência.

A área externa, por sua vez, é composta por uma jacuzzi, que permite ao convidado relaxar enquanto conversa com os amigos. O projeto inclui ainda um truque especial para evitar a quebra do clima. Um painel de vidro contém uma tela de projeção dupla face, que permite que o que esteja sendo transmitido para a sala de estar possa ser assistido, também, pelos convidados que estão na varanda.