Materiais locais
Arquitetura
Arquiteta propõe escola oval em tijolo e palha, para atender comunidade remota no Senegal

Foto: Iwan Baan e Sofia Verzbolovskis/Divulgação
A união dos saberes tradicionais e materiais locais é a base do projeto da Fass School and Teachers' Residence, assinado pela arquiteta Toshiko Mori (à frente do escritório americano de mesmo nome) e construído em uma região remota do Senegal.

Com forma ovalada, a construção tem capacidade para atender até 300 alunos de 5 a 10 anos e é a primeira em uma região de mais de 110 vilas a oferecer educação secular ao lado do ensino tradicional do Alcorão.

O programa do projeto contempla quatro salas de aula e dois espaços flexíveis, todos dispostos em torno de um pátio interno. A circulação entre eles é facilitada pela forma oval da edificação, possibilitando que os poucos professores da escola transitem rapidamente entre as aulas.

Para a construção, a arquiteta optou pelo uso de materiais locais. As paredes, por exemplo, foram erguidas com tijolos de barro suportados por peças de aço e bambu. Elas receberam pintura na cor branca e perfurações como forma de permitir o fluxo de ar e amenizar o calor no interior das salas.
Outra solução que contribui para o conforto nos ambientes é o telhado em palha espessa, que funciona como isolante térmico. Instalado com uma inclinação de 45º ou mais, ele ainda maximiza o escoamento da água da chuva, que é desviada para um canal que circunda a construção e segue em direção a um aquífero presente no local, além de ter forte impacto estético.

O projeto da Fass School and Teachers Residence foi concluído em colaboração com a Fundação Josef and Anni Albers e a organização sem fins lucrativos Le Korsa.