Leitura de quarentena
Arquitetura
Quatro profissionais sugerem livros para quem ama arquitetura, design e decoração
Foto: Bigstock
Gosta de ler? Está em busca de sugestões que, além do relaxamento, te levem a refletir ou conhecer novos temas? HAUS convidou quatro arquitetos para compartilhar suas indicações de leituras sobre arquitetura, design e urbanismo para você ficar em casa, aprender e se distrair na quarentena. Confira!
"Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra", de Simone Raitzik
“É um livro bem descontraído, bem bacana e tranquilo, que fala sobre a vida desses dois arquitetos que têm 30 anos de profissão. O legal é que ele é dividido em dois momentos: metade do livro fala sobre a vida pessoal deles, então fala muito sobre trabalhar em casa, no escritório, home office, bem um pouco disso que estamos passando. A outra parte fala sobre os projetos, os clientes, desde a Farmaté até o Boticário. É bem interessante, tem a descrição das inspirações, as histórias. Nada muito técnico. Para essa quarentena, fica a dica!”
Por Guilherme Bez, arquiteto
"Social Design", por Museum für Gestaltung Zürich e Angeli Sachs
“É um livro que vem bem a calhar para esse momento de pandemia, de reclusão, de repensar o que é verdadeiramente importante nas nossas vidas. Não só na nossa vida pessoal. Esse livro mostra as várias formas que arquitetos e designers transformam seus trabalhos de forma social. O livro é dividido em vários temas como imigração, falta de água, comida, higiene, energia elétrica, temas muito importantes que continuam nos assolando. É um momento de pensar o que nós podemos fazer pelo mundo, mais do que simplesmente pensar na estética ou no próximo cliente".
Por Letícia Kunow, arquiteta
"A História da Cidade", de Leonardo Benevolo
“Este livro é muito bom para quem é da área ou gosta de estudar um pouco de história. O Leonardo Benevolo é um historiador da arquitetura e da arte, então ao mesmo tempo em que ele abrange vários conteúdos sobre urbanismo, ele dá uma pincelada nas principais características de algumas cidades do mundo. É um livro muito interessante, mostra como aquilo que temos em nossas cidades hoje existe por conta de todas as experiências pelas quais a humanidade e as civilizações já passaram."
Por Leonardo Gazzalle, arquiteto
"The Finer Things", de Christiane Lemieux
"Gosto muito deste livro porque a autora mostra o quanto o design de interiores é importante para a qualidade de vida dos habitantes e como ele complementa a estrutura física. Em todo o livro ela afirma que qualidade de vida é muito importante porque aflora as percepções subjetivas de conforto e beleza. Chama a atenção para a atemporalidade, o conforto e a combinação perfeita de cada elemento decorativo, além de mostrar como reconhecer a qualidade na construção e acabamento de cada móvel e elemento decorativo.”
Por Luciana Gibaile, arquiteta