O dia das mães está praticamente aí, mas ainda dá tempo de preparar aquela surpresa para a sua mãe. A arquiteta Angela Chinasso ensina a montar mesas de diferentes estilos para o almoço de domingo. A maioria das inspirações foram em parceria com a Cosy Home. Para a produção, ela contou com tecidos da Entreposto, louças, guardanapos, frutas e flores.

Mesa fashion

A coleção Savana da renomada marca de décor Entreposto serviu de inspiração para a arquiteta. Angela optou pela estampa "Baoba", uma das mais importantes da coleção recém-lançada pela marca. “Vi essa estampa como um croqui black & white, uma versão moderna da flor. Por isso, resolvi inserir uma cor que neste caso partiu da tonalidade da orquídea. Ela foi o ponto de origem da definição das cores da composição”.
Para o guardanapo, duas opções: o primeiro, um guardanapo amarelo color block que ganha destaque no tecido ao fundo, e o segundo, uma opção com estampa colorida de animal print, conversando com a própria louça.

Mesa clean e contemporânea

Para essa mesa, o tecido escolhido foi o “Lista Safari Off White”, da coleção Savana Entreposto. “Uma lista clássica para uma composição clean e básica, seguindo os tons da própria estampa.” Com os mesmos pratos, a arquiteta optou por trocar somente o sousplat de cerâmica verde, inserindo um refresh na paleta de cores para compor com folhas e sementes da estação. “Esses detalhes trazem aconchego e casualidade a uma mesa, deixando-a menos formal”.
Mesa étnica

Para compor uma mesa étnica a dica da arquiteta é: use e abuse de objetos decorativos que remetam à procedência da estampa escolhida. “Nesse caso, foram as flores secas, a bandeja de palha fazendo o papel de sousplat e pequenas peças de metal com sementes que completam um clima totalmente despojado e inusitado para o dia das mães. Sem falar na praticidade de usar flores e folhas secas do próprio jardim.”
O guardanapo com estampa de Kilin nas tonalidades de azul, assim como a taça, complementa perfeitamente a composição e traz uma cor diferenciada à mesa. “Quem quiser ousar ainda mais, para uma versão de “Brunch” pode acrescentar uma caneca com estampa “animal print”, tenho certeza que vai surpreender”.

Mesa clássica

Os tons do outono dão à essa composição um aconchego quase que como um abraço apertado, explica a arquiteta. “Para um charme maior, use frutas da estação como detalhes, elas criam um clima de familiaridade. Quem não lembra de uma compota de frutas da casa da vó?”. A estampa cheia de história, também traz memória para a mesa; o cashmere ou “Paisley” como também é conhecida, remete a estampas florais e carrega muito significado.
A composição de mesa, segundo Angela, pode transmitir o que a mãe desejaria para a comemoração de dia das mães. “Os pratos dela, os guardanapos, a própria história dela na mesa da festividade? Essa é uma maneira diferenciada de homenageá-la, repleta de amor e emoção”.

Mesa clássica descontraída
Essa é a única criação que não foi feita em parceria com a Cosy Home. É uma versão mais descontraída e colorida, a cara de um garden party, perfeita para quem tem áreas externas para desfrutar. Com louças repletas de arabescos coloridos, as flores de diversas cores são o ponto de partida da paleta de cores e combinam com os outros elementos.