Reforma
Decoração
Reforma 3 em 1: quarto de 9 m² recebe bebê, avó e home office

Reforma em ambiente de 9 m² conseguiu proporcionar o atendimento das necessidades da família. | Sidney Doll / Divulgação
O resultado final da decoração deste espaço é a prova de que um bom planejamento faz toda a diferença. A missão era acomodar em 9,4 m² um bebê, novo integrante da família; a avó, que esporadicamente visita o casal, e um home office, com espaço para computador e gavetas para documentos.

Quem assina o projeto são as arquitetas Renata Assarito e Camila Marinho, sócias do Studio M&A Arquitetura.

Quando a família recebeu a notícia da gravidez, junto com todas as necessidades citadas acima, a mãe tinha o desejo de proporcionar para a filha um quarto delicado e feminino, mas que não fosse tudo rosa pink. “Exploramos o tom rosa, mas com uma nuance clara na marcenaria, uma tonalidade conhecida como ‘milkshake’, bem delicada e discreta. Além disso, os itens de decoração foram escolhidos a dedo, para tudo ornar e não ficar com um aspecto carregado, ainda mais pelo fato do cômodo ser pequeno”, comenta Renata.

De acordo com Camila, a equipe escolheu um papel de parede floral para cobrir todas as paredes, mas além da estética, atentaram para a funcionalidade do quarto. “Criamos um berço, que se adapta a cama de solteiro para quando a criança crescer, embaixo incluímos uma cama auxiliar para receber a vovó”, complementa.

No
decorrer do projeto, a mãe da criança se encantou por ovelhas como
elemento de decoração. Então aproveitou-se para incluir pelúcias,
detalhes e até mesmo o enxoval com desenhos do gracioso animal.
decorrer do projeto, a mãe da criança se encantou por ovelhas como
elemento de decoração. Então aproveitou-se para incluir pelúcias,
detalhes e até mesmo o enxoval com desenhos do gracioso animal.
Maternidade e trabalho

Ainda seguindo a necessidade da família, o desejo da mãe era criar um canto para ela trabalhar ao lado da filha. “Assim, foi preciso fazer adaptações na elétrica, incluindo mais pontos de tomadas para auxiliar a mamãe e evitar extensões, sem deixar de seguir o conceito de delicadeza e romantismo proposto no início do projeto. Também incluímos uma poltrona confortável ao lado que serve tanto para trabalhar, quanto para amamentar, sempre seguindo o conceito de móveis multifuncionais”, salienta Renata.

Além de pensar em todas essas necessidades, as arquitetas prezaram pela economia. “Para diminuir os custos, mantivemos o guarda-roupa, mudando apenas o lugar para também conseguir aproveitar melhor o espaço. Colocamos prateleiras na lateral, com o intuito de criar uma entrada impactante. Além disso, fizemos uma moldura de gesso no teto para disfarçar uma viga que ficava aparente e colocamos o rodapé de mdf para dar acabamento no piso existente”, finaliza Camila.
Veja mais fotos do projeto




