Multiverso colorido
Decoração
Suvinil revela a cor do ano de 2022

Eclipse é a cor do ano 2022 da Suvinil. Na foto, mesa @estarmoveis, velas @marianuvem_ e @joo.underclothes, copos e taças @westwingbr e cerâmicas @studio.ar_ . Conceito e direção criativa: @lottlott | André Klotz
Novos ares, novas cores. Num ano tão cercado de expectativas e que já chegará marcado por um misto de emoções, a paleta de cores não poderia ser diferente. A Suvinil divulgou na última quinta-feira (14) o resultado do seu estudo anual de tendências em cores e apresentou a cor do ano 2022: o verde Eclipse.
Batizado de "Sensações Cromáticas", o Suvinil Revela 2022 é assinado pelo consultor de cores da marca, Michell Lott, e apresenta 45 cores distribuídas em três macrotemas - Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital.
A partir de uma pesquisa de comportamento e de tendências nacionais e globais, a Suvinil Revela 2022 incorpora diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora.

Depois de olhar para o lar como um santuário de proteção, reclusão e cura, vamos adiante e nos preparamos para encarar a vida como um sonho multicolorido de possibilidades infinitas: o que foi vivenciado durante os quase dois anos de pandemia ampliou o conceito do morar, que continua se ressignificando, mas também ampliou o olhar de todos para o autoconhecimento.
É isso o que norteia a escolha de "Eclipse" como a cor do ano 2022. Incluindo a cor principal, os três grandes temas trazem 45 tonalidades que formam a paleta de cores do estudo que representa os sentimentos do próximo ano.
O retorno da luz
Quando um eclipse é anunciado, esperanças são renovadas junto à promessa de uma nova era ou de novas energias. Quando o eclipse lança sobre a Terra sua sombra, esses minutos nos levam a uma conexão silenciosa com o universo em um momento solene. Essa é a inspiração da cor para 2022. Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova, é natural e digital ao mesmo tempo: representa a cor das algas, das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser.

Assim, a proposta da marca, que está celebrando seus 60 anos, é uma cor que funcione como promessa de um novo começo, repleto de esperança. “Viemos de um ano atípico e, com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Há uma euforia no ar e a expectativa é que 2022 seja um grande delírio. Por isso, a maior parte das referências que usamos vem do mundo imaginário”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil.
Para o estudo, a marca levantou mais de três mil imagens de referência. “A ideia é mapear comportamentos, tendências, estéticas e mudanças que representem o espírito do que estamos vivendo. É quase como uma tarefa de detetive para encontrar conexões entre tudo o que foi levantado”, diz.
Conheça os macrotemas e as 11 paletas que compõem o estudo de tendências da Suvinil para 2022.
Mundo ideal
O primeiro macrotema do estudo de tendências em cores da Suvil é o “Mundo Ideal”, que traz uma paleta natural, tranquila e aterradora. Nada de ansiedade, o mundo ideal não tem nada de negativo, nele as cores refletem um estado de espírito em que somos capazes de tudo o que nos propomos.
Fazem parte de “Mundo Ideal” quatro paletas: Presença Mineral, O Pelo dos Bichos, O Ciclo das Plantas e Romantismo Campestre.
Presença mineral
Apresentada pela artista ceramista Rosalva Siqueira, no evento de lançamento do estudo, Presença Mineral é pautada em tons leves, solares, simples e minerais, que reforçam nosso instinto sensorial.

Fazem parte dessa paleta as cores Lichia, Rosa Talco, Argila, Cortiça, Tamarindo e Manteiga fresca.

O pelo dos bichos
Inspirada nas relações com os animais de estimação e na ideia do animismo, segundo a qual, se eu tenho vida, tudo tem vida, a paleta recorre a cores, texturas, peças funcionais com toque que lembram a relação com os pets.
Nuances dessaturadas, tingidas sutilmente com pitadas de caramelo em variadas intensidades trazem o conforto do contato com os bichos.

Apresentada pelo influencer Gabriel Isaac, a paleta “O pelo dos Bichos” inclui as cores Juba de Leão, Ovelha, Barbante, Esconderijo Misterioso e Berimbau. A estrela da paleta é Caramelo, inspirada no mais brasileiro dos bichos, o vira-lata Caramelo.

O ciclo das plantas
Maibe Maroccolo, pesquisadora, apresentou a paleta “O Ciclo das Plantas”, que percorre cores originadas de pigmentos naturais, uma conexão com a coleção ‘Brasil em Cores’, criada pela Suvinil em parceria com o ateliê Mattricaria, em 2021.

É composta pelas cores Cheiro verde, Marmelada, Terra Arada, Hena, Ouro do Egito e Caule.

Romantismo Campestre
A quarta e última paleta do universo “Mundo Ideal” foi apresentada por Cleu Oliver, diretor criativo, durante o evento da Suvinil. “Romantismo Campestre” se traduz na busca pela simplicidade, como na estética cottagecore, com matizes inspiradas na fazenda e no desejo de abandonar a vida urbana.

Integram a paleta as cores Orégano, Caule, Banana com açúcar, Marmelada, Cortiça, Pântano e Borra de café.

Mundo surreal
Tivemos muito de surreal nos últimos anos, mas o surrealismo deste tema é outro. É um conjunto de cores que recorre a uma nostalgia reflexiva: quando olhamos para o passado, refletimos sobre o que aconteceu e trazemos para o presente o que faz sentido agora.
O imaginário humano transforma a criatividade em uma ferramenta do inconsciente que propõe conforto, otimismo e uma grande válvula de escape. Passamos a desejar novas realidades, estéticas fantasiosas e referências vindas de fontes inúmeras, como desfiles de moda, arte, design, beleza e mais, muito mais.
São quatro as paletas que integram este macrotema da Suvinil: Fantasia Retrô, Remix Artístico, Sombras Preciosas e Ateliê Psicodélico.
Fantasia Retrô
Apresentado pela influenciadora Bru Galliano, “Fantasia Retrô” é exatamente o que o nome sugere: uma volta fantasiosa ao passado.
Com as cores no comando, inspirando brincadeiras e combinações energéticas, vamos para reinos encantados, artísticos e psicodélicos. “Fantasia Retrô” traz tons adocicados ou envelhecidos que nos levam para outra época mais confortável, como o azul-claro acinzentado e o rosa mate — versão “empoeirada” do rosa millennial —, enquanto o vermelho-quente injeta paixão neste sonho retrô.

As cores desta paleta fantasiosa são Montanha encantada, Barro vermelho, Orégano, Terra arada, Banana com açúcar, Rosa talco e Azul-etéreo.

Remix artístico
O arquiteto Rodrigo Ohtake foi o convidado para apresentar a paleta “Remix Artístico”, grupo de cores que mergulha nas correntes artísticas que dosam impacto e conforto, com inspiração na Bauhaus, em Le Corbusier, no modernismo e no surrealismo.

Cheia de energia e de contrastes, com tons vibrantes, ela é composta por Sonho celeste, Suco de uva, Seiva de cajueiro, Brilho da esmeralda, Esconderijo misterioso, Marmelada, Manteiga fresca e Antúrio.

Sombras preciosas
A artista Alma Negrot apresenta a “Sombras Preciosas”, paleta que pauta nuances profundas e sombrias para imergirmos em nós mesmos e em nossas emoções mais extremas, do preto esfumaçado ao verde ácido e amarelado.

São parte deste grupo Sombras Preciosas – Suco de Uva, Eclipse, Sonho Celeste, Marrom-luxo, Volta ao mundo e Esconderijo misterioso.

Ateliê psicodélico
É com a maquiadora Angel Moraes que a Suvinil ilustra esta última paleta de “Mundo Surreal”. “Ateliê Psicodélico” se inspira no desejo atual de festejar a vida e se cercar de otimismo e criatividade, com cores vibrantes e felizes. Aqui, a ordem é experimentar e se divertir com cores cítricas ou adocicadas em composições que funcionam como uma injeção de ânimo.

“Ateliê Psicodélico” inclui as cores Brilho da esmeralda, Segundo sol, Cítrico, Iogurte de morango, Barro vermelho, Pétala laranja, Banana com açúcar e Lavanda.

Mundo digital
O terceiro e último macrotema do estudo, “Mundo Digital”, navega na influência que a tecnologia tem na nossa estética e imaginação. A tecnologia se torna a nova magia, na medida que nos aponta para nossas possibilidades de existência.
Referências nostálgicas do retrofuturismo se misturam às novas descobertas da ciência e também à nossa nova relação com o digital. Os tons clarinhos substituem o prateado naquilo, e em uma junção de conexão e consciência, a inteligência artificial se apresenta menos impessoal, transformando gadgets em vozes e personas.
Sonho Etéreo
Julia Anadam, artista e taróloga, foi o rosto que representou “Sonho Etéreo”, paleta que traz tons pastel suaves, roxo, lavanda e violeta evocando equilíbrio entre tecnologia e misticismo, assim como entre a superconexão digital e o bem-estar mental.

Rosa talco, Banana com açúcar, Azul-etéreo, Lavanda, Pântano, Entardecer e Meia-luz são as cores desta paleta.

Utopia futurista
Apresentada por Ben Ateliê, estilista, “Utopia Futurista” relembra os laranjas quentes da corrida espacial dos anos 1970, inspirados pela nova corrida espacial que acontece agora, onde a ideia de expandir nosso universo já não está mais atrelada ao impossível.

Seiva de cajueiro, Pétala laranja, Marmelada, Manteiga Fresca, Mar mediterrâneo, Espaço sideral e Esconderijo misterioso estão nesta paleta.

Delírio Sci-Fi
Por fim, sob a condução dos arquitetos e designers da Ohma Design, “Delírio Sci-Fi” imagina um mundo onde a ciência e a tecnologia se fundem em direção a um futuro permeado por diversos tons de verde, onde a cor do ícone do WhatsApp, por exemplo, se confunde com a cor do lodo.

Nesta paleta, estão Entardecer, Centáurea-azul, Cheiro-verde, Oásis, Iogurte de morango, Sombra verde, Eclipse.
