Balneário Camboriú está prestes a ganhar o grafite mais alto do Brasil. O megamural a céu aberto assinado pelo artista macaense Marlon Gitiranna Silva de Carvalho, o Muk, vai ocupar uma faixa da parede lateral do arranha-céu de luxo Edifício Cosmos com 111,77 metros de altura e 5,54 metros de largura, totalizando uma área de 619,20 m². A obra, que também vai figurar entre as mais altas do mundo, está em andamento desde o dia 17 de fevereiro e deve ficar pronta até o fim do mês.

A instalação do mural faz parte do projeto #cidadeincomparável, realizado pela construtora Embraed em parceria com o movimento Open Street Gallery. O projeto, que está em sua terceira ação – as outras foram a revitalização do mirante do Encanto, em Itapema, e a do prédio dos Bombeiros, em Balneário Camboriú – visa potencializar as belezas do litoral catarinense e, ao mesmo tempo, criar uma nova atmosfera para quem mora na cidade, além de ampliar o acesso à arte e à cultura.

Inspirado na própria beleza natural do município, o grafite vai trazer elementos naturais como o sol e folhas de costela-de-adão. “Balneário Camboriú é uma cidade cheia de belezas naturais e, como é um edifício frente mar, busquei destacar o Sol. É ele que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma costela-de-adão. Escolhi essa planta pela sua simetria e seus significados”, detalha Muk, em nota à imprensa.