ID Geneve

Design

Designers criam 1º relógio de aço reciclado e outros elementos sustentáveis do mundo

Luan Galani
11/12/2020 20:33
Thumbnail
Três designers suíços acabam de anunciar a criação do primeiro relógio de pulso do mundo a partir de aço inoxidável reciclado e de outros elementos sustentáveis ou reaproveitados de toda a cadeia industrial necessária para montar uma peça. A nova marca atende pelo nome de ID Geneve, e nasce para ser uma marca de entrada no mercado de luxo dos lendários relógios suíços.
A peça reaproveita os excedentes descartados das outras marcas de relógio da região de Jura, na Suíça, e por isso tem uma pegada de carbono bem menor em comparação aos convencionais das outras empresas. "Nossos critérios para selecionar nossos fornecedores são a proximidade geográfica, o impacto de carbono dos materiais e o preço dos componentes", explicam os sócios Nicolas Freudiger, Singal Depéry e Cédric Mulhauser, por meio de nota.
O primeiro modelo de relógio foi batizado de Circular 1, que está sendo financiado por meio de um crowdfunding até 15 de janeiro.
Além do excedente, que é reaproveitado, derretido e novamente utilizado, os responsáveis utilizam peças de relógio 100% restauradas, compostos vegetais, como resíduos de uvas da Itália, para as pulseiras, entre outros.
O desenho é deliberadamente simples, elegante e durável. Como contam os responsáveis pelo projeto, é inspirado no tradicional encaixe rabo de andorinha, que foi explorado nas pulseiras, nas peças e na logo. "É uma forma icônica que honra com o trabalho extraordinário de artesãos ao longo dos séculos, e que torna o modelo ainda mais dinâmico", frisam.
O desenho foi ainda concebido para a luz ter um efeito delicado sobre o mecanismo principal. As partes laterais são removíveis e permitirão no futuro próximo combinar com outros materiais e formas diferentes. Os números estão disponíveis em três cores: azul, cinza e preto.
Pela inovação que a peça representa na indústria dos relógios suíços, o projeto recebeu o prêmio europeu de "Transição para a Economia Circular" e o "Prêmio de Economia Circular 2020" da Suíça.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.