iF Design
Design
“Oscar” do design mundial abre inscrições e anuncia mudanças na avaliação

Foto: Divulgação
O iF Design Award, considerado a principal premiação do setor, está com inscrições abertas para sua edição 2021, que trará novidades. Além de novas categorias, a organização anunciou mudanças no processo de julgamento para a escolha dos projetos que receberão o "Oscar" do design mundial.

A primeira delas é a inserção de uma fase de pré-seleção online dos projetos, na qual o júri se reunirá por meio de uma ferramenta virtual para destacar os melhores 50% entre todos os inscritos.
Estes, então, deverão ser enviados a Berlim onde, em março do próximo ano, cerca de 50 especialistas em design do mundo todo que compõem o júri irão avaliá-los presencialmente para indicar os vencedores. A intenção, segundo nota divulgada pelo evento, é que a divisão do processo de júri em etapas reduza os custos logísticos para os participantes e torne a premiação mais eco-friendly, uma vez que reduzirá a pegada de carbono decorrente dos envios dos projetos para a Alemanha.

Avaliação
O processo de avaliação, por sua vez, estará baseado em cinco critérios principais, além de subcritérios adicionais. Serão eles:
- Ideia: a proposta é relevante?; é adequado à finalidade?
- Forma: estética; apelo emocional; execução, ideia.
- Função: usabilidade; eficiência; benefício ao usuário.
- Diferenciação: inovação; diferenciação da marca.
- Impacto: benefício social; sustentabilidade.

De acordo com a organização do prêmio, isso tornará o processo de julgamento mais objetivo, consistente e transparente, uma vez que os participantes receberão um score com os pontos que seu projeto recebeu em cada um dos cinco critérios avaliados e poderá compará-los com outros, inclusive de categorias distintas.
Categorias
Além das sete categorias convencionais: produto, embalagem, comunicação, design de interiores, design de serviço, arquitetura e conceito profissional, a organização do prêmio incluiu outras duas, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI).
“Graças às novas implementações, seguimos em desenvolvimento contínuo e consistente, o que ressalta o papel do iF como um dos líderes de grande confiança em premiações internacionais de design. Com as duas novas disciplinas, UX e UI, estamos respondendo às demandas atuais para colocar o design cada vez mais centrado no usuário e no cliente", avalia em nota o CEO do iF Design Award, Ralph Wiegmann.
Para que os participantes possam apresentar e defender seus projetos, o iF Design também promoveu atualizações no sistema de registro das inscrições. Agora, é possível incluir mais fotos e textos para cada um dos critérios a serem avaliados, além de arquivos em PDF, vídeos e links.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas com desconto até 26 de junho, com prazo final em 01 de dezembro de 2020. A cerimônia de premiação, a ser realizada em Berlim, está prevista para 10 de maio de 2021.