Iluminação
Design
Galeria de Curitiba inaugura espaço voltado para marcas exclusivas do design brasileiro

Mariana Amaral, diretora criativa da Itens, esteve em Curitiba para inauguração da Ner Conceito | Marcelo Elias
A capital paranaense conta agora com uma galeria especializada em design de iluminação brasileiro. O propósito é fortalecer o design autoral nacional, principalmente os jovens talentos. É a Ner Conceito, no Água Verde, que já tem em seu catálogo peças renomadas de André Ferri e Itens -- com revenda exclusiva em Curitiba) --, e Cristiana Bertolucci, por exemplo.


“Nosso DNA é valorizar e destacar a importância do design brasileiro. Por isso, escolhemos marcas que destacam a força do processo criativo e dos materiais utilizados, com luminárias que possam traduzir a personalidade de cada projeto” explica Fernando França, um dos sócios da nova loja.
O evento de inauguração trouxe à cidade a jornalista, empresária e diretora criativa da Itens, Mariana Amaral, e o designer paulista radicado em Curitiba Marcelo Caruso, bastante conhecido por seus trabalhos com a madeira e o torno para uma série de mesas redondas.

Em entrevista para HAUS, Mariana Amaral dá um exemplo de como funciona o processo de criação de coleções tão únicas. “Na Itens só quero lançar coisas que não existem. Quero fazer totalmente o contrário do que as pessoas estão fazendo. O Alex Rocca, por exemplo, tem uma tapeçaria que eu acho incrível. É de uma poesia que lembra [o arquiteto mexicano Luis] Barragán. Então fui falar com ele e dizer que gostaria de lançar uma luminária com ele. Já imaginou uma mesa de madeira gigante, e uma luminária com estrutura em aros, revestida com tapeçaria e todo aquele desfiado dele?"

Ela garante que as cocriações precisam encontrar o designer certo, o material certo, o desenho certo, o momento certo. "Hoje temos 10 coleções para ser lançadas, totalmente diferentes do que existe no mercado", confidencia durante o evento.
“Há 7, 8 anos, todo mundo só queria designers consagrados. Porque todo mundo tem medo de apostar. Todo mundo só quer apostar no garantido, afinal é difícil ser empresário no Brasil", relembra Mariana sobre o início da Itens.

E a diretora criativa da Itens defende que o design brasileiro é somente aquele que tem compromisso com sua cultura e seu povo. "Design brasileiro é o que reflete nossa cultura, nossa gente, nosso povo, nossos materiais, que gera emprego, oportunidade, um produto que você olha e tem relação de afeto com uma comunidade, com um mestre vidreiro, com um mestre de latão, algo que te traz orgulho", resume a empresária, que hoje tem aproximadamente 200 peças da Itens presentes em 40 cidades pelo Brasil por meio de revendas e de uma loja conceito na Alameda Gabriel, em São Paulo.
