Prisma
Design
Nova galeria quer multiplicar pontos de vista na arte curitibana

Novo espaço de artes em Curitiba, a Galeria Prisma está localizada em uma casa na Alameda Princesa Izabel, no bairro Bigorrilho. | Brenda Pontes
Foi inaugurada neste mês de dezembro, em Curitiba, uma nova galeria de arte que nasce com a proposta de incentivar e exibir diferentes perspectivas na área, com o objetivo de expressar e refletir sobre a diversidade. Localizada em uma casa na Alameda Princesa Izabel, no bairro Bigorrilho, a Galeria Prisma é resultado de uma parceria de Janaina Santos e Ricardo Saad, criadores dos bares Cosmos e AstroLAB, do artista plástico Eduardo Milek e da mestre em Psicologia Thais Amatneeks, especializada em neurodivergências.
Em seu manifesto de criação, a galeria abraça o desejo de ser "uma coleção de pontos de vista", com "o prisma de democratizar, ressignificar, divergir". Segundo Janaina, a galeria surge desta busca por proporcionar novas experiências estéticas com uma curadoria diversa, democrática e disruptiva. O caminho escolhido para tal é a adoção de uma política de open submissions.
"Nossa ideia é receber propostas e tornar este um espaço para novas perspectivas de arte. Não delimitamos com o que a gente vai trabalhar porque a gente quer que nosso espaço de fato seja aberto, seja plural. Ceramistas, artesãos, artistas plásticos, escultores, enfim, outros tipos de trabalho que ainda nem poderíamos antecipar. Queremos receber essas indicações para trabalhar a partir delas em 2023", completa.
Qualquer artista pode submeter seus trabalhos, assim como qualquer pessoa pode indicar um artista. A partir dessas entradas, a curadoria fará a seleção. O formulário "Indique um artista" pode ser encontrado no site da galeria todos os dias do ano.
Neste primeiro momento a galeria conta com exposição de 12 telas do artista Eduardo Milek. O acervo ali disponível é composto por obras abstratas, marcadas por diferentes técnicas e nas quais as cores, a própria fluidez e materialidade da tinta e suas pinceladas são protagonistas, amplificadas pelos grandes formatos em que estão apresentadas.

Sócio da galeria, o pintor campo-grandense radicado em Curitiba terá residência permanente no local, além de dividir a curadoria com os demais fundadores.
A partir de janeiro deve ser iniciada programação com artistas convidados além de calendário de eventos para promover o encontro e diálogo entre artistas, curadores, arquitetos, produtores culturais e comunidade em geral. A visitação à Galeria Prisma é realizada mediante agendamento (que pode ser feito pelo site) e o catálogo de obras para aquisição está disponível online.