Reconhecimento
Design
Paraná é destaque entre projetos de design premiados pelo Museu da Casa Brasileira

Todos os 46 produtos e 28 trabalhos escritos reconhecidos nesta edição integram a exposição do 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A mostra permanece aberta até 26 de fevereiro na sede da instituição, em São Paulo. | Divulgação
O Museu da Casa Brasileira divulgou o resultado do seu 35º Prêmio Design, no qual o Paraná teve uma de suas participações mais expressivas da história da premiação, realizada desde 1986. No total, foram dois premiados e mais duas menções honrosas para projetos de design de produto assinados por profissionais e estúdios de Curitiba e também do interior do estado. Outros cinco trabalhos aparecem entre os selecionados pelo júri.


As melhores colocações foram conquistadas pelo escritório curitibano Produteca, que garantiu dois 2º lugares. O primeiro deles com a microusina hidrelétrica Hidreo, assinado por Davi Pereira Serafini, Felipe Degasperi Aranega e Giulia Motti Correia, na categoria Eletroeletrônicos. O equipamento permite aos proprietários de terrenos com passagem de água gerarem sua própria energia, sendo uma alternativa para regiões sem acesso à rede de eletricidade ou para a redução em gastos com energia elétrica.

O segundo trabalho, também inscrito pelo estúdio, alcançou a segunda colocação na categoria Utensílios com o kit Broto Fácil, composto por recipientes empilháveis que proporcionam as condições necessárias ao cultivo de brotos comestíveis em casa. A assinatura é de Felipe Degasperi Aranega, Giulia Motti Correia, Nilson Ramos de Mello Filho e Suzana Valaski.

Ainda nesta última categoria, o infusor de chá OCO, por Carl Kawasaki com produção de Onna (Maringá), recebeu menção honrosa. Mesma honraria conquistou o projeto All Ride, por Gustavo Andretta Yoshida com produção de Alvoteq (Arapongas), pela categoria Transporte.
Exibição

Além dos premiados, o Museu da Casa Brasileira selecionou trabalhos que compõem a exposição da 35ª edição do prêmio, aberta no último dia 16 de dezembro. Entre eles estão a Luminária de Piso Balance, por Bruno Diego Felippe, do Studio Accord para Accord Iluminação (de Dois Vizinhos), e a Luminária Solide, de Jorge Elmor, do Estúdio Elmor para Klaxon (de Curitiba).

Na linha de mobiliário, a Mesa de Jantar Acco, de Alexandre Kasper (Medianeira) para a CGS Móveis (Medianeira) está entre as peças selecionadas para a mostra. Destaque, também, para a Linha Uapé, por Franco Faust, Gabriel Schneider, Lucas Shinyashiki, Max Kampa e Thiago Augustus, do Kampa Studio e Solo Arquitetos com produção pelo Estúdio Latino (Araucária).

O prêmio selecionou, ainda, trabalhos escritos não publicados, entre os quais estão "Gestão de design: diretrizes para o branding de cidades associadas ao planejamento estratégico urbano", de autoria de Nádia Perine Catarino Chisté, com orientação de Virgínia Borges Kistmann para a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Reconhecimento
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira é um dos mais tradicionais e reconhecidos do país. Nesta edição, foram 616 projetos inscritos. Dentre eles, 74 Produtos e Trabalhos Escritos foram reconhecidos com 1º, 2º e 3º lugares, menções honrosas, selecionados e destaques do júri.
A comissão julgadora da área de Produtos foi coordenada por Giorgio Giorgi Júnior, professor da FAUUSP graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutorado pela FAUUSP. A coordenação da categoria Trabalhos Escritos, por sua vez, ficou a cargo da professora da FAUUSP Myrna de Arruda Nascimento, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.
Todos os trabalhos reconhecidos nesta edição do prêmio -- 46 peças entre os Produtos, divididos em sete categorias (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transporte e Utensílios) e 28 Trabalhos Escritos, integram a exposição do 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A mostra permanece aberta até 26 de fevereiro na sede da instituição (Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP). A visitação ocorre de terça a domingo das 10h às 18h, sendo que às sextas-feiras o horário é estendido até 22h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada), exceto às sexta-feira, quando a entrada é gratuita.